Associação de produtores rurais de Cianorte adere ao Compra Direta

Publicado em: 06/09/2022 17:50 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Programa de segurança alimentar do Governo do Estado destina alimentos produzidos por pequenos agricultores para as famílias em situação de vulnerabilidade

Um programa de sucesso. Assim pode ser descrito o Compra Direta Paraná, do Governo do Estado, que adquire alimentos de cooperativas e associações da agricultura familiar para abastecer a rede socioassistencial dos municípios. Criado emergencialmente em 2019 para mitigar os efeitos da pandemia de Covid-19, ele se consolidou tornando-se uma política pública de Estado. Em Cianorte, a iniciativa contou nessa terça-feira (06) com uma novidade: a adesão de uma associação local de produtores. Até então, todos os itens eram provenientes de outros municípios.

“Nos últimos anos, nossos agricultores não tinham participado porque ainda não tinham se organizado. Agora que conseguiram, através da fundação da Associação da Feira do Produtor Rural de Hortifrúti de Cianorte, já planejam dar outros passos. Essa adesão, somada a participação deles em outros programas governamentais de segurança alimentar, possibilitará que mais de R$ 1,8 milhão circulem dentro da nossa cidade. Isso representa um importante complemento de renda para as nossas famílias do campo”, comemorou o secretário de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

As organizações socioassistenciais que receberão os itens em Cianorte são gestadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, sendo elas: os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) I e II e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Elas serão as responsáveis por destinar os itens às famílias cadastradas. “Trata-se de um programa completo que atende os produtores rurais e as famílias em estado de vulnerabilidade. É garantia de alimentos de qualidade e de obtenção de renda para as pequenas propriedades”, comentou o prefeito de Cianorte, Marco Franzato.

A primeira entrega pela associação local, que aconteceu na estrutura da Feira do Produtor (Praça Itamar Orlando Soares), também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cianorte, Wilson Pedrão; da secretária municipal de Assistência Social, Aline Rosa Kist; do chefe regional da SEAB, Francisco Cascardo Neto; do gerente regional do IDR-PR, Paulo Preto; do presidente da Associação da Feira do Produtor Rural de Hortifrúti de Cianorte, Reinaldo de Souza Chaves; e dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura.