Vacinação contra a poliomielite e multivacinação são prorrogadas

Publicado em: 06/09/2022 17:28 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

População tem até o dia 30 de setembro para a atualização da caderneta da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade

O Ministério da Saúde (MS) divulgou, nesta terça-feira (6), a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da caderneta da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade. Com o término estendido para 30 de setembro, o objetivo é aumentar a adesão dos grupos-alvo e, respectivamente, os resultados alcançados de coberturas vacinais.

Dados do MS mostram que, no Brasil, até o dia 2 de setembro, foram vacinados apenas 32,5% de crianças menores de cinco anos de idade para a poliomielite. Em Cianorte, o índice é de 52,2%.

“Apesar de termos alcançado uma média superior à nacional, ainda é muito baixa com relação à meta, que é de 95%”, alerta a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci.

Desde o início da campanha, em 8 de agosto, o município realiza um trabalho intenso para facilitar o acesso do cianortense às vacinas. As doses foram disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, sendo que as do Cianortinho, Vila Sete, Morada do Sol e São Lourenço atendem até as 22h. Também foi realizado um Dia D, com todas as UBSs abertas durante um sábado (20 de agosto). Outra ação para ampliar a cobertura vacinal foi levar as equipes de saúde até os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas para ministrarem as imunizações.

“Todas as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde – SUS – são completamente seguras, licenciadas e rigorosamente testadas. Além disso, o acesso às doses é gratuito e é a única maneira de proteger as crianças e adolescentes contra as doenças imunopreveníveis. Por isso, voltamos a orientar os pais ou responsáveis para que aproveitem este prazo estendido e coloque a imunização em dia”, concluiu Rebeca.