Empoderamento feminino e direitos da mulher são temas de palestra

 

Publicado em: 10/08/2022 17:40 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Na manhã dessa quarta-feira (10), no auditório do Sindicato Rural, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes promoveu, como parte da programação do Agosto Lilás, a palesta “Empoderamento Feminino”, com a professora, escritora, jornalista e integrante da ONG Maria do Ingá, Tânia Tait.

A secretária da pasta, Fernanda Spagolla, deu as boas-vindas, ressaltando a importância do combate à violência e os objetivos do mês especial. “Cerca de 50% dos crimes praticados em Cianorte, de alguma forma, envolve mulheres como vítimas. Para se ter ideia, no primeiro semestre deste ano, realizamos 2.087 atendimentos, dos quais mais de 300 foram de novos casos, ou seja, de situações que não vinham sendo acompanhadas”, disse.

Em seguida, a palestrante discorreu sobre a luta pelos direitos humanos, citando exemplos mundiais e nacionais, como a ativista Malana e a revolucionária Anita Garibaldi; exaltou a importância de dar nome aos crimes contra a mulher, como o feminicídio; apresentou as principais leis de proteção às mulheres, como a Lei Maria da Penha, a inclusão no Código Penal do Crime de violência psicológica contra a mulher (Lei nº 14.188/2021); e falou do engrandecimento da mulher perante a sociedade.

O encontro foi encerrado com a participação do delegado da Delegacia da Mulher, Dr. Wagner Quintão, e da assessora jurídica da ONG Maria do Ingá, a advogada especialista na Lei Maria da Penha, Claudete Gomes. “A programação segue até o fim do mês. Todos os cianortenses estão convidados a participar dessa luta a favor da mulher”, finalizou a secretária.

 

 

PROGRAMAÇÃO: Na segunda-feira (15) o delegado da Delegacia da Mulher, Dr. Wagner Quintão, realiza a palestra sobre a Lei Maria da Penha e trâmites legais, às 14h, na Unipar. A inscrição é gratuita, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEYW824aHbImIUaGdEgwXsH_BpQl-RRQ8oBP5NsCpOGBtRug/viewform. No dia 26, o encerramento do Agosto Lilás ocorre com uma Parada Conta a Violência à Mulher, às 14h na Avenida Ceará.

Imagens