Tem início as aulas do projeto-piloto de robótica

Publicado em: 10/08/2022 17:29 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Em Cianorte, desde segunda-feira (08), os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos das escolas municipais Gonçalo Moreno Gutierrez, Jardim Aeroporto e Jorge Moreira da Silva, assim como os da Sala de Altas Habilidades do CAE, estão vivenciando novas experiências: aulas de robótica, duas vezes por semana, em horário de contraturno. A iniciativa faz parte do projeto-piloto que implementará a disciplina no currículo do Ensino Fundamental, a partir do ano letivo de 2023, abrangendo todas as 15 instituições de ensino.

“Esta é uma realização inédita na rede municipal de Cianorte e pela qual temos muita expectativa. Por isso, é gratificante vê-la se concretizando e sendo tão bem-aceita. O entusiasmo pode ser notado até mesmo pelo olhar de cada criança”, afirmou o prefeito, Marco Franzato. A secretária de Educação, Kelly Werdenberg Rodrigues, agradeceu a equipe e professores envolvidos com o processo de implantação, ressaltando toda estratégia, investimento, capacitação e dedicação.

Neste sentido, a Coordenadora Educacional e Pedagógica de Ciências e Inovação, Cláudia Roberta Amorim, explicou que “no momento, 263 alunos participam do projeto-piloto, que servirá para testar todo o planejamento, aferir sua eficácia e, caso necessário, fazer adequações para a implantação total. O interessante é que, além das aulas, ainda neste ano, os estudantes já participarão de campeonatos em nível regional e nacional”.

Durante as aulas, as turmas são divididas em equipes, nas quais cada aluno exerce uma função (líder, organizador, construtor, relator ou programador), revezada a cada encontro. “O objetivo é trabalhar, de forma interdisciplinar, o raciocínio, a criatividade, a liderança, a coletividade e a empatia, por meio do desenvolvimento de projetos educacionais envolvendo a elaboração, construção e manipulação de sistemas. A robótica é uma disciplina sensacional e está sendo muito apreciada pelas crianças, que estão superanimadas e saem das aulas já pensando nas próximas”, destacou um dos professores, Douglas Possavati.