Pro Fab Lab da UEM abre inscrições para a seleção de projetos inovadores

Publicado em: 10/08/2022 10:21 | Fonte/Agência: UEM

Se você tem uma ideia de negócio relacionada ao desenvolvimento de produto não pode perder a oportunidade de passar por pré-incubação pelo Programa de Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Inovação e Negócios (Pro Fab Lab) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As inscrições são gratuitas, seguem até as 17h de 18 de agosto, e podem ser feitas por meio deste link.

A Pré-Incubadora do Pro Fab Lab apoia projetos com potencial de negócio e ênfase no desenvolvimento de protótipo, auxiliando na elaboração do modelo de negócio e na análise da viabilidade técnica e econômica. Os principais objetivos da pré-incubação são desenvolver competências e habilidades gerenciais nos empreendedores; acompanhar a ideação e o desenvolvimento de produtos, serviços ou protótipos para serem oferecidos ao mercado; validar o modelo de negócio; e auxiliar a preparação de projeto para participar de Programa de Incubação de Empresas. Serão selecionados até cinco propostas, sendo que a futura mentoria ocorrerá somente no Campus Regional de Cianorte (CRC).

De acordo com o edital, após preencher o formulário, é preciso enviar o currículo com a descrição da capacidade técnica ao [email protected]. A inscrição é totalmente gratuita. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato pelo e-mail citado ou pelo telefone (44) 3619-4039.

O que é o Fab Lab?

O Fab Lab Design UEM foi inaugurado em 12 de abril de 2022, inspirado no modelo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos. É uma oficina tecnológica de pequeno porte que presta diversos serviços à sociedade, inserindo, ainda mais, a universidade no ecossistema regional de tecnologia, fomentando a economia.

O Fab Lab viabiliza a criação de soluções e produtos com base na Indústria 4.0, com uso de materiais diversos, como polímero, aço inoxidável, pedra e até ouro. Os beneficiários podem ser pessoas ou empresas de todo e qualquer setor (não precisa ter vínculo com a UEM): basta ter uma ou mais de uma ideia viável, para que ela possa ser materializada em três dimensões. Para isso, o local conta com duas impressoras 3D, uma corte a laser CO2 e uma fresadora CNC Router 4 Eixos.