Procon de Cianorte orienta sobre compras para o Dia dos Pais

Publicado em: 05/08/2022 16:17 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

No segundo domingo de agosto é comemorado o Dia dos Pais (14), data que costuma movimentar o comércio de presentes, lembrancinhas e outros agrados. Com isso, o Procon de Cianorte faz um alerta sobre endividamento e apresenta algumas dicas para que o consumidor compre com segurança e celebre a ocasião com tranquilidade.

“É preciso ficar atento aos valores. Antes de realizar qualquer tipo de compra, é importante analisar, planejar e verificar o que o orçamento permite. O consumidor não deve se esquecer de que em tempos difíceis, como o que estamos passando pós-pandemia, é necessário evitar parcelamentos em cartões de crédito, uso de limites e financiamentos”, destaca o chefe órgão, William Martnez Batista.

Outra orientação é pesquisar os preços. “Com dias de antecedência, de forma ampla, em vários locais e nos diferentes meios. As compras on-line, por exemplo, estão em alta, porém exigem mais atenção do consumidor. É preciso avaliar os valores divulgados e não cair na tentação de preço abaixo do praticado no mercado, pois pode cair em golpes”, salienta William.

Confira mais quatro dicas, baseadas no Código de Defesa do Consumidor:

- Troca: as lojas só são obrigadas a trocar os produtos que apresentem defeitos (vício de qualidade). O fornecedor não é obrigado a trocar o produto por motivo de tamanho, cor ou modelo. Por isso, caso o consumidor opte por presentear com calçados, roupas ou acessórios, precisa acertar previamente com o lojista e solicitar que as condições para a troca constem por escrito, na etiqueta, na nota fiscal ou verbalmente.

- Direito de arrependimento: destinado às compras fora do estabelecimento comercial, ou seja, pela internet, telefone, catálogos, em domicílio, telemarketing, entre outros. O consumidor tem até sete dias após o recebimento do produto para solicitar o cancelamento e devolvê-lo, desde que não tenha sido usado, sem precisar se justificar. Esse cancelamento deve ser solicitado por escrito. No ato da entrega só assine o comprovante de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.

- Compras pela internet: pesquise se a loja é confiável e se existem reclamações sobre ela. Confira no site o número do CNPJ, endereço físico e canais de troca e atendimento. Fique atento se há cobrança de frete, existência de outras taxas e o prazo de entrega. Não envie seus dados pessoais e de seu cartão de crédito antes de observar se a conexão é segura. Cuidado com valores muito abaixo da média e nunca clique em anúncios recebidos por e-mail ou redes sociais, pois eles podem levar a sites fraudulentos.

- Nota fiscal e garantia: não esqueça de exigir o documento fiscal, pois é o comprovante de sua relação de consumo e necessário para reclamar, caso haja algum problema com o produto, lembrando que o prazo para reclamações é de 30 dias para produtos não duráveis e de 90 dias para bens duráveis.

“O mais importante é lembrar que o melhor das datas comemorativas é estar junto daqueles que amamos”, salienta o chefe do Procon. O órgão está localizado na Avenida Dr. José Roberto Furquim de Castro, 503, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, também pelos telefones (44) 3629-3022, 3637-2840, 3631-3044 ou 99142-6782.

“Caso o cliente se sinta lesado pode agendar ou comparecer presencialmente, munido dos documentos pessoais, nota fiscal ou contrato que comprovam o consumo, dentro do prazo da garantia. Além disso, é possível registrar a reclamação na plataforma on-line www.consumidor.gov.br, a qualquer hora do dia ou da noite”, finaliza William.