Em decorrência do Agosto Lilás, mês em que é comemorada a criação da Lei Maria da Penha e reforçadas as ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes elaborou uma programação especial para chamar a atenção dos cianortenses para a causa, em especial, para o combate à discriminação e a importância da denúncia:
No dia 05/08, às 14h, na Praça 26 de Julho, tem Passeata contra a Violência Doméstica;
Em 10/08, às 9h30, no Sindicato Rural de Cianorte (Avenida Arthur Thomas, 358), acontece a palestra “Empoderamento Feminino”, com a professora, escritora, jornalista e integrante da ONG Maria do Ingá Direitos da Mulher, Tania Tait. A participação é gratuita e as inscrições devem ser realizadas pelo formulário on-line: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKu32e_n7Y2RLMZq38ZJ10BXDOs9lPlROJVH8lKMpuBEnczQ/viewform;
No dia 15/08, às 14h, na Unipar, o delegado da Delegacia da Mulher de Cianorte, Dr. Wagner Quintão, apresenta a palestra “Trâmites legais da Delegacia da Mulher e a Lei Maria da Penha”. As inscrições são gratuitas, pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEYW824aHbImIUaGdEgwXsH_BpQl-RRQ8oBP5NsCpOGBtRug/viewform;
No dia 26/08, às 14h, a Parada Contra a Violência à Mulher marca o encerramento do Agosto Lilás. A concentração será na Avenida Ceará, nas proximidades do Conjunto Aquiles Comar. A Unipar participa com massagens e explanações sobre cuidados da pele e proteção solar. Já a Facec, com aferição de pressão arterial e orientações nas áreas de Psicologia e Fisioterapia.
“Em 2022, a Lei Nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, completa 16 anos e a campanha Agosto Lilás vem para reforçar a necessidade de proteção e defesa das mulheres, por meio da disseminação de informações e do fortalecimento da rede de apoio. Assim, convidamos todos os cianortenses para que façam parte dessa sensibilização”, destaca a secretária da pasta, Fernanda Spagolla.