Prefeitura contrata “carro inteligente” para mapear necessidades de manutenção

Publicado em: 28/07/2022 17:26 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cianorte é o primeiro município do Paraná a contar com a tecnologia inovadora que detecta problemas nas vias públicas, como buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas, tampas de bueiro quebradas, entre outros. Trata-se de um veículo com câmera de alta resolução, sensores especiais e inteligência artificial, que percorrerá regularmente toda a cidade, inclusive São Lourenço e Vidigal, fazendo o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção. São mais de 30 ocorrências possíveis de identificar.

“O que mais nos chamou a atenção para a contratação da Mapze é que o sistema transmite todos os dados diretamente para a nuvem e podem ser acessados em tempo real de qualquer lugar com acesso à internet. As ocorrências identificadas podem ser segmentadas e visualizadas em detalhes por cada secretaria responsável pela resolução”, destaca Roberto Pazinato Junior, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, pasta à frente dos trabalhos.

Inicialmente, o carro fará o monitoramento em todo o perímetro urbano, inclusive nos distritos, uma vez por mês. Cada varredura leva em torno de cinco dias. A primeira já aconteceu neste mês. “A tecnologia é sensacional. Nosso objetivo com esse sistema inteligente é ter um diagnóstico completo da realidade urbana para que as manutenções sejam realizadas com maior assertividade, além de melhorar as políticas públicas, a execução de obras, a redução de custos, enfim, a gestão da cidade”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.