Secretário de estado da Agricultura oficializa adesão de Cianorte ao SUSAF

Publicado em: 21/07/2022 17:28 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Norberto Ortigara esteve na Capital do Vestuário, nesta quinta-feira (21), na estrutura da FEAPAM

O secretário de estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve em Cianorte, nesta quinta-feira (21), para oficializar a adesão de Cianorte ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (SUSAF/PR). A solenidade foi na estrutura da FEAPAM, no Cianorte Festival (em frente à rodoviária), e contou com a presença de autoridades e produtores rurais.

Com o selo impresso nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender livremente os produtos de origem animal, como os derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, em todos os municípios do Estado. Sem essa certificação, o comércio fica restrito apenas à cidade de produção.

“Como servidor da Emater por mais de 30 anos, eu via a dificuldade dos produtores rurais e também dos municípios em implantar esta certificação. Foi por isso que estruturamos a Secretaria Municipal de Agricultura para que pudéssemos oferecer assistência técnica gratuita e encurtar caminhos para esta conquista”, revelou o secretário da pasta, Anízio Menarim Filho.

O prefeito, Marco Franzato, agradeceu a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) pela certificação do município e também a liberação de importantes recursos, que refletem diretamente nos negócios do homem do campo. “Somos gratos ao Ortigara e equipe pela atenção dedicada a Cianorte. Essa é uma conquista imensurável. Com o selo SUSAF, a cidade ganha como um todo, alcançado reconhecimento em âmbito estadual pela qualidade dos produtos genuinamente cianortenses. E, em breve, teremos mais benefícios para o agronegócio, com a pavimentação da Estrada Pala já liberada pela SEAB”, destacou Franzato.

“Desde a implantação do SIM, na década de 1970, buscávamos uma maneira de os produtores rurais expandirem seus negócios. Então, em 2013 foi aprovada a lei que cria o SUSAF, de autoria do deputado estadual Jonas Guimarães, aqui presente. Com esta certificação, as agroindústrias, em especial as familiares e de pequeno porte, têm a oportunidade de ampliar seus horizontes, com mais possibilidades de negócio e, consequentemente, de geração de renda”, comentou o secretário da SEAB, Norberto Ortigara.

Também estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão; o vice-prefeito de Jussara, Simão Ferreira; o vice-prefeito de São Tomé, Castelo; o diretor-presidente da ADAPAR, Otamir Cesar Martins; o diretor-presidente do CEASA, Eder Eduardo Bublitz; o diretor do Departamento de Florestas Plantadas (DEFLOP), Breno Menezes de Campos; o assessor da Casa Civil, Valter Peres; e o presidente do Sindicato Patronal Rural e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Diener Gonçalves, além de secretários municipais e vereadores.