Início do 2º semestre do Ano Letivo Escolar é marcado por capacitações

Publicado em: 19/07/2022 18:18 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Formações técnicas alcançaram todos os servidores da Rede Municipal de Educação

Com o retorno às salas de aulas de 1900 alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), nessa terça-feira (19), e de 5900 das Escolas, na quarta-feira (20), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu capacitações técnicas para todos os colaboradores. Professores, educadores, secretários, diretores, motoristas, merendeiras, auxiliares e outros profissionais passaram na segunda e terça-feira (18 e 19) por formações específicas, de acordo com as necessidades de cada atribuição. Os estudos aconteceram na Unipar, no Centro Estadual de Educação Profissional de Cianorte (CEEP), no Paço Municipal e no Cianorte Clube.

O prefeito de Cianorte, Marco Franzato, esteve presente em várias das instruções e em todas elas reforçou o compromisso do Poder Público em transformar o ensino na cidade. “Com o apoio fundamental de todos vocês, que querem a mudança, estamos trabalhando para melhorar a estrutura das instituições, por um material didático de ponta e por aliar o ensino à tecnologia. Queremos que nossos estudantes da rede pública tenham um ensino tão bom ou até melhor que o da rede particular. Temos recursos e condições para isso. Vamos honrar os impostos de cada contribuinte cianortense”, disse.

A secretária municipal de Educação, Kelly Werdemberg, por sua vez, agradeceu o empenho de cada um dos colaboradores das Escolas e CMEIs e apontou algumas das ações que estão sendo desenvolvidas pela pasta, baseadas em dados e planejamento estratégico. “Temos buscado valorizar todos os nossos profissionais, por quem temos profundo respeito e admiração. Temos feito isso através do diálogo e de uma administração democrática”, frisou.

CURRÍCULO

Na tarde dessa terça-feira (19), os professores da Rede Municipal participaram da palestra “Educação Escolar e Desenvolvimento da Criança: o papel do Currículo”, com a doutora em psicologia, Ligia Marcia Martins, e conduzida pela Coordenadora Pedagógica da Alfabetização, Juliana Piovesan. A formação buscou preparar os educadores para a elaboração de um currículo municipal, documento que tratará questões relacionadas ao desenvolvimento, aprendizagem, didática e ao conteúdo trabalhado com os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

ROBÓTICA

Durante a ocasião, a Secretaria de Educação lançou o projeto piloto de robótica educacional. A partir de agosto, as Escolas Municipais Gonçalo Moreno Gutierrez, Jardim Aeroporto, Jorge Moreira da Silva e Liomar Gomes, que possui o Centro de Atendimento Especializado (CAE) – altas habilidades, contarão com turmas com a nova disciplina. As diretoras das instituições, simbolicamente, receberam os kits com os materiais. A previsão da Secretaria de Educação é que a partir do ano que vem todas as instituições de ensino desenvolvam o projeto.

“Vamos utilizar essa ferramenta de ensino para estimular o aprendizado em diferentes áreas, como a matemática e as ciências”, explicou a Coordenadora Educacional e Pedagógica de Ciências e Inovação, Cláudia Roberta Amorim. “Após termos passado pelo período de pandemia, notamos o quanto a tecnologia é de suma importância, portanto, ela jamais substituirá o olhar atento e dedicado de um professor. Certamente que esse profissional aliado à robótica trará grandes resultados”, disse o chefe do Núcleo Regional de Cianorte, Emerson Tolentino de Matos.

MASTER PLAN

Ainda na oportunidade, a Diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacional da Secretaria, Jakeline Plácido Marcon, apresentou o Master Plan da Educação, que se trata do documento que estabelece todos os objetivos e diretrizes a serem cumpridas de 2022 a 2025 pela pasta. “Ele foi elaborado com a participação de muitas pessoas e, a cada ano, passará por uma reavaliação”, comentou. O Master Plan, em breve, estará disponível para a consulta de toda a população no site da Prefeitura de Cianorte.

FORMAÇÃO

Durante o encontro, a Coordenadora de Gestão Escolar, Kely Cristina Jacomini de Souza, também apresentou o Programa de Formação da Secretaria de Educação. O calendário, que é atualizado mensalmente, conta com formações para todas os profissionais que atuam nas Escolas e CMEIs. “Ofertamos as capacitações com bases nas necessidades de cada setor que são diagnosticadas”, argumentou Kely. Os cursos acontecem desde o início deste ano.