Feira Agro é destaque no Cianorte Festival Sessenta e Nove Anos

Publicado em: 14/07/2022 11:58 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

As festividades em alusão ao aniversário da cidade tem diversas novidades neste ano. Um dos destaques é a Feira de Agronegócios de Produtores da Amenorte (FEAPAM) que, durante toda a programação, oferece encontros, palestras, negócios, torneios, premiações e exposição de animais, máquinas e insumos. Com estrutura montada dentro do espaço do Cianorte Festival Sessenta e Nove Anos, nas proximidades da rodoviária (Novo Centro), a abertura é nesta sexta-feira (15), às 19h.

O cronograma segue com diversidade. Confira:

• 18/07 (segunda-feira), às 8h – Encontro das Mulheres, com as palestras: “A importância da mulher na gestão da propriedade rural”, com a engenheira agrônoma e assessora do cooperativismo da Copacol, Elizete Luneli Dal Molin; Importância da organização das mulheres”, com a vice-presidente da FETAEP, Ivone Francisca de Souza; e “Políticas públicas para agricultura familiar”, com o secretário municipal de Agricultura de Cianorte, Anízio Menarim Filho; além de painel com experiência das mulheres rurais.

• 19/07 (terça-feira), às 9h30 – Encontro de hortifrúti de Cianorte, com as palestras: “Frutas potenciais e olecolas”, com o coordenador estadual de floricultura do IDR-PR, Eduardo Agostinho dos Santos; e “Importância do cooperativismo na comercialização de hortifrúti”, com o presidente da COAPROCOR, Olavo Aparecido Luciano.

• 20/07 (quarta-feira), às 9h30 – Encontro de produtores de mandioca, com as palestras: “Variedades de mandiocas para indústria e de mesa”, com o engenheiro agrônomo, doutor em agronomia e pesquisador do IDR-PR, Mario Takahashi; e “Plantio direto da mandioca”, com o engenheiro agrônomo pesquisador da Embrapa, Marco Antônio Sedrez Rangel.

• 21/07 (quinta-feira), às 9h30 – Encontro da agroindústria, com a palestra: “Empreendedorismo e regularização na agroindústria”, com a engenheira de alimentos, extensionista do IDR-PR, Juliana Cristina Bittencourt; além de painel com experiência em agroindústrias de Cianorte.

• 22/07 (sexta-feira), às 9h30 – Encontro dos produtores de leite, com a palestra: “Como ganhar dinheiro com a atividade leiteira”, com o engenheiro agrônomo, extensionista do IDR-PR, Joel Carneiro dos Santos Filho; além de painel com experiência na bovinocultura de leite.

• 22/07 (sexta-feira), às 14h – Encontro dos produtores de café, com as palestras: “Cafeicultura: um novo modelo de produção”, com o engenheiro agrônomo e coordenador estadual do Projeto Café do IDR-PR, Otávio Oliveira da Luz; e “A importância da mulher no novo modelo da cafeicultura”, com a graduada em economia doméstica, Cíntia Mara Lopes de Souza.

A FEAPAM, ainda, inclui o 1º Torneio Leiteiro, com as ordenhas de 22 a 25 de julho, seguido da premiação no dia 26, às 14h, em conjunto com o Julgamento de conformação do gado adulto. A exposição de animais, durante toda a feira, conta com novilhas, garrotes, carneiros, cabritos, minibois e bois mansos, inclusive, com exemplares para montaria. “A programação foi preparada com muito carinho para atender os diversos públicos, em especial, as famílias e, neste sentido, a feira visa mostrar e valorizar a força do campo em Cianorte e na região”, destaca o prefeito, Marco Franzato.