Convênio prevê a inseminação artificial gratuita de 600 bovinos por ano

Publicado em: 23/06/2022 16:45 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Pecuaristas familiares interessados podem se cadastrar na Secretaria Municipal de Agricultura

Com o objetivo de melhorar a genética em bovinos de corte e leite de propriedades da pecuária familiar e, consequentemente, a produtividade dos rebanhos, na última semana, o prefeito Marco Franzato assinou convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a inseminação artificial gratuita de animais da bovinocultura cianortense, que inclui os distritos de São Lourenço e Vidigal.

“Com a parceria, caberá à Secretaria Municipal de Agricultura cadastrar os pequenos pecuaristas interessados e acompanhar a equipe técnica do Mapa, que visitará as propriedades, avaliará se as vacas estão prenhes e, em caso negativo, aplicarão o hormônio para induzir o cio. Posteriormente, os técnicos retornam à propriedade para realizar a inseminação artificial”, explicou o secretário da pasta, Anízio Menarim Filho, lembrando que a raça a ser inseminada será de escolha do dono do rebanho, com a orientação da equipe.

O convênio terá a duração de quatro anos, sendo previstas 600 prenhezes por ano. “É um projeto maravilhoso, uma vez que traz como benefício o aumento da população bovina, com bezerros geneticamente melhorados, o que reflete diretamente na eficiência reprodutiva e na lucratividade. Por isso, convidamos aqueles que têm pecuária familiar para que procurem pela Secretaria de Agricultura e se cadastrem”, afirmou o prefeito. A secretaria fica no piso térreo do Paço Municipal e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3619-6326.