Capacitação aborda a violência contra a pessoa idosa

Publicado em: 22/06/2022 16:54 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Em alusão ao Junho Violeta, de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, nesta quarta-feira (22), uma capacitação sobre o assunto.

A secretária municipal de Assistência Social, Aline Rosa Kist, deu as boas-vindas aos presentes e afirmou que “este é o momento de reforçarmos o compromisso enquanto cidadãos, de respeito aos direitos dos idosos. Que esta tarde de informação e reflexão sirva para que todos fiquem atentos, não caiam em golpes, e saibam onde procurar os serviços”. A secretária também convidou os interessados para o curso gratuito de Cuidados Essenciais à Saúde do Idoso.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Pastor Dejair, acompanhado pela vereadora Márcia Pereira, comentou sobre a alegria de viver a terceira idade com saúde e também sobre a criação da Semana Municipal do Idoso, celebrada no início de outubro.

O vice-prefeito João Alexandre Teixeira, representando o prefeito Marco Franzato, disse que “mais do que ouvir, as pessoas aqui presentes precisam multiplicar essas informações junto à família e amigos. Todos nós temos o dever de tratar os idosos com carinho e respeito, tendo consciência dos seus direitos. Nossa administração está a disposição para pensar políticas públicas que contribuam com esta causa”.

O evento contou com a explanação sobre os golpes aplicados contra a terceira idade, com o investigador da Polícia Civil de Engenheiro Beltrão, Daniel Wonsik, e com a escrivã da Delegacia da Muher, Simone Ziliane. As técnicas do CREAS, Najara Português Col e Mônica Aparecida Luna, abordaram sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa e a forma de acesso aos atendimentos ofertados pelas políticas públicas. Para finalizar, a enfermeira Andreia Pizani Domingos explanou sobre os cuidados essenciais à saúde da pessoa idosa.

Para abrilhantar a tarde, as idosas que participam do Projeto Juventude Acumulada apresentaram dois números de dança. Também estavam presentes a secretária municipal de Esporte e Lazer, Pauliane Moreno Guides, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Inês Fachini.