Conselho de Promoção de Igualdade Racial realiza tarde de debate

Publicado em: 16/05/2022 17:11 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Atividade marcou o “Dia de Reflexão e Luta contra a Discriminação”, celebrado em 13 de maio

Na tarde da última quinta-feira (12), o Conselho de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR), em parceria com a Associação Promocional Rainha da Paz, realizou uma tarde de reflexão com os adolescentes assistidos pela entidade. A atividade foi alusiva ao “Dia de Reflexão e Luta contra a Discriminação”, comemorado em 13 de maio, em referência à assinatura da Lei Áurea, considerada pelo Movimento Negro como uma “mentira cívica”, por não extinguir de fato a escravidão no Brasil.

Comendo bolo e pipoca, os adolescentes assistiram a um filme intitulado “Estrelas além do tempo”, drama que conta a trajetória de transformação e inovação de três negras que, na época da Guerra Fria, ajudaram os Estados Unidos a levar o homem para o espaço. O tema central do filme traz a quebra de barreiras como o machismo e o preconceito racial, muito presentes na década de 1960.

Após o filme, a presidente do CMPIR, Rosa Caetano da Silva, e a conselheira, Talita Fernanda Alves, discutiram junto aos adolescentes sobre a importância do enfrentamento à discriminação, não permitindo a banalização do preconceito. “Nossa pele tem cor diferente, mas nosso sangue tem a mesma cor, nada nos difere, somos seres humanos e merecemos ser respeitados. O racismo deve ser combatido diariamente”, destacou a conselheira Talita. Também participaram da ação a equipe técnica e educadores sociais da Rainha da Paz e membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.