Leite de soja garante nutrição e saúde em Cianorte

Publicado em: 29/04/2022 17:09 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com publicação mensal, a iniciativa do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que instrui a população, o Projeto Cianorte Mais Saudável, traz em abril os benefícios do leite de soja e como funciona a produção própria da Secretaria Municipal de Assistência Social, que realiza a distribuição gratuita às crianças com intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca; adultos e idosos que atendam a critérios socioassistenciais e com indicação médica.

A receita é simples e o resultado é grandioso: o grão é triturado e passa por processos que transformam um quilo de soja em 10 litros de “leite vegetal”, que é saborizado, pasteurizado, ensacado e refrigerado. Na Secretaria Municipal de Assistência Social, a produção mensal chega a 2.600 litros, o que garante a nutrição e colabora para a saúde de 684 usuários, como uma fonte de proteínas, aminoácidos essenciais, ácidos graxos, vitaminas, minerais e fitonutrientes.

A produção acontece na máquina conhecida como “vaca mecânica” e a distribuição ocorre nos dois Centros de Referência em Assistência Social (CRAS I e II) e pelas Unidades de Atendimento nos distritos de Vidigal e São Lourenço. Assim, o fornecimento de leite de soja consiste em um benefício eventual, por meio da concessão semanal da bebida vegetal, com vistas à redução de deficiências nutricionais e à prevenção de agravos decorrentes da má alimentação, com o objetivo de combater casos de baixo peso e desnutrição.

A entrega é realizada diariamente e o consumo pode ser em até uma semana. A quantidade e o número de retiradas são estabelecidos de acordo com cada caso. Além de ser uma alternativa alimentar econômica e nutritiva, o leite de soja também é apetitoso. Isto porque, para assegurar a aceitabilidade do produto como um alimento de uso direto, a Secretaria Municipal de Assistência Social adiciona essência de sabores à receita, nas opções de coco queimado, morango, banana, baunilha e uva. É um modo de agradar o paladar, principalmente o infantil, e, consequentemente, serve para incentivar o consumo.

Os interessados em receber o benefício podem procurar pelo CRAS mais próximo de sua residência, com todos os documentos pessoais e comprovante de endereço atualizado, para a inscrição no CadÚnico e entrevista com a técnica do equipamento de referência. O CRAS I está localizado na Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236, na Zona 04 e o CRAS II na Rua Capixingui, 75, no Cianortinho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.