Cemitério Municipal recebe obras de acessibilidade e melhorias

Publicado em: 29/04/2022 17:07 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em continuidade à reestruturação do Cemitério Municipal São Miguel, a Prefeitura está realizando adequações para garantir a acessibilidade do local. Os caminhos entre os túmulos estão sendo nivelados, desobstruídos e ampliados, tanto para a circulação de pessoas, inclusive as com deficiência e mobilidade reduzida, de forma autônoma e segura, quanto para o deslocamento do carrinho de ato fúnebre.

“As adequações estão sendo realizadas de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, NBR 9050, que dispõe sobre a acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Nosso objetivo é assegurar as condições para que todos possam usufruir dos seus direitos de participação plena em sepultamentos e visitas aos jazigos de seus entes queridos, assim como das missas no Dia de Finados; além de permitir a execução dos serviços com mais eficiência”, afirma o administrador do cemitério, Maicon Junior da Silva.

Segundo o prefeito, Marco Franzato, esta é mais uma demanda antiga, em especial das pessoas cadeirantes, idosas e com mobilidade reduzida. “Ao longo dos anos, o cemitério de Cianorte não acompanhou de maneira integral a evolução das questões arquitetônicas, ambientais, de inclusão e acessibilidade, além de outras. Por isso, estamos trabalhando em toda sua reestruturação, com um projeto que envolve diversas etapas, para que seja legitimamente um espaço de uso coletivo e funcional, valorizando seu valor simbólico, cultural e histórico”, destacou.

MANUTENÇÃO CONSTANTE – Desde 2021, a Prefeitura vem investindo na reestruturação do Cemitério Municipal. As vias principais foram pavimentadas e o local recebe regularmente serviços de limpeza; pintura; melhorias na arborização, iluminação e sinalização; entre outros. Recentemente, o espaço da administração foi ampliado, para assegurar melhores condições de atendimento às famílias enlutadas e de trabalho aos servidores. Além disso, estão em estudo novas formas de gestão, com a implementação de tecnologia em informações e materiais.