Prefeitura prepara licitação para construção de casas populares

Publicado em: 20/04/2022 16:40 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Residências serão financiadas por meio do Programa Casa Verde Amarela

Na última terça-feira (19), o prefeito Marco Franzato reuniu-se com a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço, e com o Chefe da Divisão de Habitação e Urbanismo, Algacir Bortolato, para tratar do processo licitatório para a venda de quatro terrenos para a construção de casas populares pelo Programa Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida).

“Depois de muitos estudos, verificamos esses quatro terrenos que poderiam ser destinados para o programa habitacional, sendo dois deles no distrito de São Lourenço (no Loteamento São Lourenço 2 e Conjunto Delgado), e os outros dois em Cianorte (um nas proximidades da Acrenorte e o outro no Residencial José Hohl). Nossos técnicos levantaram a possibilidade de serem construídas aproximadamente 140 casas ali. Já encaminhamos à Câmara de Vereadores, que prontamente aprovou a alteração do zoneamento. O próximo passo será protocolar a abertura do processo licitatório para a venda destas áreas. A previsão é que a ordem de serviço para o início das obras seja assinada em meados de setembro”, relatou a secretária.

“Como o nosso objetivo é facilitar o acesso da população a uma moradia digna, uma comissão realizou a avaliação dos terrenos e vamos vendê-los a um preço 50% inferior, com a condição de a construtora vencedora da licitação repassar esse desconto ao beneficiário do programa. A infraestrutura do loteamento, a construção das casas e a comercialização delas ficarão sob responsabilidade da contratada. O financiamento será pela Caixa Econômica Federal. A Secretaria Municipal de Assistência Social já possui o cadastro de famílias interessadas e fornecerá à empresa”, explicou Franzato.

O Casa Verde Amarela deverá atender famílias com renda de até R$ 2 mil, com casas de pouco mais de 40 metros quadrados. Estima-se que todo o processo seja concluído e as residências sejam estregues no final de 2024.

MAIS DE MIL RESIDÊNCIAS
Em Cianorte, bem como nos distritos, o Casa Verde e Amarela edificará, cerca de 1500 casas nos próximos anos. Isto porque, além das 140 que serão construídas nos quatro terrenos institucionais que serão licitados pela Prefeitura, também serão erguidas, aproximadamente, outras 1350 residências, em imóveis adquiridos pela iniciativa privada. Nesse caso, as empresas negociam as propriedades, promovem a infraestrutura e constroem e comercializam as residências. O Governo do Estado subsidiará a entrada a ser paga pelo proprietário.