No mês dedicado à Conscientização do Autismo, as Escolas Municipais e CMEIS fazem a inserção do tema dentro do conteúdo escolar, através de atividades lúdicas que estimulam a participação dos alunos. Cada ambiente educativo organizou as ações de acordo com seu calendário e planejamento. Um dos exemplos de atividades desenvolvidas foi o trabalho do CMEI Pequeno Príncipe, no Distrito de Vidigal.
Na instituição, cada sala confeccionou um cartaz que ficará exposto durante o mês em um painel. O berçário I fez um cartaz com carimbo de tinta guache colorida com as mãos dos bebês e a frase “Vamos dar as mãos pelo Autismo”. O II elaborou outro utilizando a mesma ideia, mas com um coração com peças coloridas de quebra-cabeça. Já o Maternal I, também criou um cartaz com carimbo das mãos, mas com a frase “Amor e compreensão andam de mãos dadas”, além de colorir um jaleco. O II reuniu toda a turminha para fazer um cartaz gigante de papel kraft e tinta guache. Por fim, foi entregue uma lembrancinha para cada criança e uma foto de todas as turmas juntas em frente as artes.
“Considerando a importância da inclusão das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas instituições educacionais, sugerimos que fossem incluídas no trabalho pedagógico do mês de abril atividades e ações com o tema, a fim de sensibilizar a comunidade escolar cianortense sobre a importância da inclusão social da pessoa com TEA”, explicou a Coordenadora da Educação Especial, Elisangela Lopes Albuquerque.