Prefeitura divulga Programa de Combate à Pobreza Menstrual

Publicado em: 05/04/2022 17:03 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Visitas a pontos estratégicos contam com a distribuição de absorventes intimos higiênicos

Com o intuito de divulgar a Política Municipal de Combate e Erradicação da Pobreza Menstrual, representantes da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes estiveram, nesta terça-feira (05), na Associação Assistencial dos Agentes Ambientais da Reciclagem de Cianorte entregando absorventes íntimos higiênicos às mulheres associadas.

Iniciado em dezembro de 2021, o programa é voltado a todas as mulheres com ciclo menstrual ativo, independente da idade, de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Cada uma tem direito a receber dois pacotes de absorventes por mês. Além da distribuição dos materiais, a iniciativa conta com ações de educação sobre o corpo da mulher, visando quebrar mitos e paradigmas referentes à menstruação e a importância da higiene menstrual para a saúde.

“Não é difícil encontrar, entre a população de baixa renda, meninas e mulheres que não utilizam o absorvente higiênico por falta de conhecimento ou condição financeira, e por conta disso têm suas vidas pessoais, profissionais, estudantis e sua dignidade corporal afetados. Mais uma vez agradeço o prefeito Marco Franzato pela sensibilidade nessa iniciativa, custeada por recursos próprios do município”, disse a secretária da pasta, Fernanda Spagolla.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes realizará, nos próximos dias, visitas a pontos estratégicos do município, a fim de divulgar o programa. Meninas e mulheres que se enquadram nos requisitos da Política Pública, podem procurar pela Secretaria para o cadastro, que atende na Rua Fernão Dias, 95, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3619-6383.