Cianorte agora conta com Secretaria Municipal de Cultura

Publicado em: 15/03/2022 11:30 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação

O prefeito de Cianorte, Marco Franzato, sancionou na última sexta-feira (11) a lei que instituiu a Secretaria Municipal de Cultura. O novo órgão tem por objetivo promover ações para o desenvolvimento do segmento no município, valorizar as manifestações artísticas, administrar os espaços, preservar e valorizar o patrimônio, entre outras atividades. À frente da pasta está o músico Rodrigo Severino de Jesus, que até então liderava a Divisão de Cultura, vinculada à Secretaria de Educação.

A criação da nova pasta garante mais visibilidade ao trabalho desenvolvido, assim como mais independência. Também facilita o acesso ao sistema cultural nacional, à criação de políticas públicas e ao direito à verbas externas, que são essenciais para a manutenção e difusão das manifestações artísticas no município. O calendário de eventos deste ano já está definido e conta com programação variada de eventos e formações em diversos espaços para os públicos de Cianorte, São Lourenço e Vidigal.

“A nova secretaria garante liberdade para uma aproximação maior com os artistas locais, contribui para a geração de receita na cidade e, principalmente, para a formação cultural da população”, relata Rodrigo. O atendimento continua no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, mas o planejamento é de que, até final do ano, o atendimento seja direcionado ao Centro Cultural, que fica próximo ao Terminal Rodoviário.