Cianorte completa um ano de vacinação contra a Covid-19

 

Publicado em: 19/01/2022 13:50 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Whatsapp

 

Imunização tem reflexo na queda de quase 100% nas internações e município está há 84 dias sem óbitos

Tendo que se reinventar para conter o avanço da pandemia que assolou o mundo todo, Cianorte viu a esperança chegar no dia 19 de janeiro de 2021, com as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Desde então, o Município contabiliza 88,5% da população acima de 12 anos vacinada com a primeira dose e 86,6% com a segunda ou dose única; 32% das pessoas acima de 18 anos vacinadas com a de reforço e, ainda, celebra o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Isto significa que, em 365 dias, a Secretaria Municipal de Saúde aplicou 146.920 doses.

Nesta quarta-feira (19), ao completar um ano, a campanha de imunização comprova sua efetividade: o município apresenta quase 100% de redução nas internações, tanto em leitos clínicos quanto em UTI, e não registra óbitos pela doença há 84 dias. “São vitórias conquistadas pela ciência, pelos profissionais da saúde e pela população consciente. Esta é maior campanha vacinal já realizada e, desde o início, estamos trabalhando com muita dedicação para que todos tenham acesso à vacina o mais rápido possível. Hoje, ficamos felizes em ver o quanto avançamos e agradecemos a cada um dos envolvidos”, destaca a secretária de Saúde, Rebeca Galacci.

Cianorte também chega, após esses doze meses, com uma alta de casos de Covid-19, provavelmente em virtude da rápida proliferação da variante Ômicron, o que reforça a importância da imunização. “Este é mais um motivo para que as pessoas tomem a vacina: o imunizante é essencial para a redução de casos graves da doença e da mortalidade. Além disso, mesmo vacinado, é preciso ter o senso de proteção coletiva e manter as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, a higienização das mãos e o distanciamento físico e social. A pandemia ainda não acabou. Seguimos na luta e contamos com a colaboração de todos os cianortenses”, salienta Rebeca.