Cianorte tem índice de infestação do mosquito da dengue em 0,9%

 

Publicado em: 14/01/2022 17:28 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte divulgou, na última quinta-feira (13), o primeiro Levantamento de Índice Rápido Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. De acordo com o relatório, o Índice de Infestação Predial (IIP) para o mosquito transmissor da dengue e outras doenças, como zika e chikungunya, foi de 0,9%. O indicativo é considerado de baixo risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza o limite de até 1%. No entanto, é maior que o resultado do último levantamento de 2021, realizado em novembro, de 0,6%.

Para a secretária da pasta, Rebeca Galacci, mesmo com o cenário de baixo risco, o poder público e a população devem manter as ações de prevenção. “É essencial que cada um faça sua parte e de maneira reforçada neste período quente e chuvoso, que é propício para a proliferação do mosquito. Contamos com a colaboração de todos na eliminação dos possíveis criadouros e, assim, mantermos nossa cidade livre dos riscos das doenças causadas por esse vetor, que podem levar à morte”, destacou.

O 1º LIRAa foi realizado no período de 10 a 12 de janeiro, com base na visita a 1.543 imóveis, nos quais foram encontrados 14 focos do mosquito, em recipientes como latas de tinta, baldes, tambores e lixo reciclável mal acondicionado. Neste ano epidemiológico, que teve início em 1º de agosto de 2021, Cianorte registrou um caso de dengue e nenhum de zika ou chikungunya.