Secretaria de Meio Ambiente inicia ações de limpeza de rios em Cianorte

Publicado em: 05/01/2022 00:00 | Fonte/Agência: Diretoria de Comunicação Social

Preservar o meio ambiente e os recursos hídricos nele encontrados. Com esses objetivos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), deu início na última segunda-feira (03), às ações de limpeza dos rios existentes no município. Os trabalhos são realizados por integrantes da Brigada Florestal do Parque Cinturão Verde. Os objetos recolhidos pelos brigadistas serão encaminhados para a Associação Assistencial dos Agentes Ambientais de Reciclagem de Cianorte, que realizará a triagem. O que não puder ser reaproveitado será destinado para o aterro sanitário.

O primeiro alvo da frente de trabalho foi o Rio Mandhuy, de onde foram retirados 23 sacos de lixo, com capacidade de 60 litros, com garrafas e sacolas plásticas. As ações de limpeza também serão desenvolvidas nos rios São Tomé (Fantasminha), Cristalino, Guassupé e Corujinha. O material coletado é proveniente do descarte irregular de resíduos, os quais são carregados para os rios através de galerias pluviais.

A secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras, ressalta a importância do cuidado com a separação e acondicionamento correto dos resíduos domiciliares. “Quando o lixo é jogado em vias públicas, ele entope bueiros e causa alagamentos. Ao chegar nos rios, provoca desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida aquática, além de contaminar a água, tornando-a inapropriada e causando doenças. Pedimos a colaboração da comunidade para conservação dos nossos rios e também do Parque Municipal Cinturão Verde, que é nosso patrimônio e garante a nossa boa qualidade de vida”, enfatizou a secretária.

A coleta do lixo na área urbana, que é de responsabilidade da Sanepar, é realizada em todos os bairros do município ao menos três vezes por semana para resíduos comuns e uma vez por semana para os resíduos recicláveis. Já na área rural, existem lixeiras comunitárias e individuais instaladas, onde a SEMMA faz a retirada dos materiais duas vezes por semana.

Em Cianorte, as denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, por meio do site da Prefeitura (https://www.cianorte.pr.gov.br/pagina/ouvidoria-municipal); pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do telefone (44) 3631-6152 ou pelo WhatsApp (44) 99145-8630, ou ainda diretamente na Polícia Ambiental, pelo telefone (44) 3637-3439. As penalidades para o descarte irregular de resíduos estão previstas nas leis federais nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

RECOMENDAÇÕES:

- Realize a separação do lixo reciclável;

- Jogue o lixo sempre em local adequado, amarrando bem os sacos antes de pôr na lixeira;

- Não acondicione os sacos de lixo diretamente no solo, pois podem sofrer ações de chuvas e animais;

- Não jogue nenhum tipo de material, como sacolinhas plásticas, embalagens e garrafas, em galerias pluviais, matas ciliares ou diretamente nos rios;

- Caso perceba a disposição irregular de resíduos, denuncie.