Ciscenop entrega mais 12 cadeiras de rodas motorizadas

Publicado em: 14/04/2014 00:00

Promover a cidadania e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade é o principal objetivo do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná – Ciscenop – que, ao aderir um programa federal, está proporcionando autonomia e mobilidade, por meio da doação de cadeiras de rodas motorizadas, às pessoas com problemas neurológicos ou lesões ósseas, habitantes dos municípios abrangidos pela entidade.

A primeira solenidade de entrega foi realizada no dia 03 de abril, nas dependências do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, onde 37 pessoas foram beneficiadas, sendo destinadas 18 cadeiras de rodas para os moradores de Cianorte, sete para Japurá, quatro para São Tomé, três para Rondon, três para Tuneiras do Oeste, uma para Tapejara e uma para Guaporema.

Já na tarde desta sexta-feira (11), também nas instalações da prefeitura, o Ciscenop oficializou a entrega de mais 12 unidades para moradores de Cianorte, sendo seis destinadas às idosas residentes no Recanto e Lar dos Velhinhos. “Estamos muito felizes e, em nome delas, agradecemos esta doação que, entre outros benefícios, promoverá uma locomoção independente”, contou a irmã Terezinha Alves dos Santos que, ainda, ressaltou a questão da possibilidade de livre mobilidade: “Acho que terei que fechar o portão, porque o que vai ter de velhinha fugindo por ai”, brincou.

“Equipamentos de mobilidade assistida costumam ter preços elevados, o que dificulta o acesso de muitos que precisam. Por isso, este programa é tão louvável: por oferecer uma ferramenta de conforto e autonomia àqueles que, de outra forma, não poderiam adquiri-lo”, explicou a secretária do Ciscenop, Andreia Fancelli.
As cadeiras de rodas motorizadas são da marca Ortomix, modelo Dinâmica Plus, e cada uma custou R$ 4.990,00. Somados, os investimentos chegam à R$ 244.510.

“São gestos de solidariedade como este, que trazem dignidade e autoestima às pessoas que mais precisam, que nos motivam na caminhada como homem público. Preocupado com o bem estar daqueles à margem da sociedade, fico emocionado em poder entregar essas cadeiras de rodas, pois sei a diferença que farão na vida de cada uma dessas pessoas”, afirmou o prefeito Bongiorno, presidente do Ciscenop.

O deputado estadual, Jonas Guimarães que, também, participou da entrega se sensibilizou. “Sei das dificuldades encontradas pelas pessoas com deficiência, por isso, manifesto não só minha alegria em participar deste momento, mas também meu compromisso com este público, do qual faço parte”, garantiu.

Acompanharam, ainda, a entrega das 12 cadeiras motorizadas: a primeira dama, Fátima Bongiorno; o vice-prefeito, Serginho; os secretários municipais, Rogério Sossai (Saúde) e Clóvis Bongiorno (Integração Governamental); a chefe de gabinete, Glauci Águila Porcel; e a coordenadora do Provopar, Neide Ferreira.