Capela mortuária é entregue à comunidade dos Seis Conjuntos

Publicado em: 23/12/2013 00:00

Uma solenidade realizada na manhã deste sábado (21) reuniu autoridades e munícipes para oficializar o término da construção dos 204,73 m² da nova capela mortuária de Cianorte. Localizada na Rua das Palmeiras, nº 270, na região dos Seis Conjuntos, a obra possui estacionamento e duas salas de velório, sendo cada uma composta por suíte, copa, banheiros para cadeirantes e varanda. Um investimento de R$ 240 mil oriundos de recursos próprios do município.

O pioneiro, Mário Guastalla (in memorian), presta seu nome ao prédio e foi homenageado na presença de seus familiares. Agropecuarista, em 1953, Mário comprou uma área de terras da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, situada em Vidigal, onde desbravou, prosperou e viveu com sua família até 1975, quando se mudou para Cianorte. Católico, contribuiu para as obras da Igreja Matriz Nossa Senhora de Fátima, bem como com a capela Nossa Senhora Aparecida, em Vidigal. Além disso, foi sócio-contribuinte na fundação do Hospital e Maternidade São Paulo. “Meu pai foi um homem simples, dinâmico e digno, que muito contribuiu para a comunidade e que por onde passou fez amizades. Faleceu em 2008, deixando saudade e seu exemplo de amor ao próximo”, contou Alceu Guastalla.

“É com grande satisfação que nos reunimos com a comunidade dos Seis Conjuntos para oficializar a entrega desta importante obra iniciada na gestão do ex-prefeito, Edno Guimarães”, disse o secretário municipal de Administração, Eliab Vieira Moreno. “O Sr. Edno, juntamente com as lideranças do bairro, tiveram uma grande sensibilidade e visão ao planejarem este espaço”, completou o vereador Silvio do Pátio.

“Parabenizamos os responsáveis pela concretização desta obra, bem como os profissionais que projetaram esta capela, pois se trata de uma estrutura bela e funcional. Que a família do Mário Guastalla, um grande desbravador, receba esta homenagem do município com carinho”, ressaltou o presidente do Poder Legislativo, Dadá, acompanhado pelos vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira e Márcia Pereira.

“Este é mais um dever cumprido para com a comunidade dos Seis Conjuntos, um bairro que cresceu muito e que merece ter suas demandas atendidas. A capela constitui um local de utilidade pública e feliz daquele que se vai e os outros continuam contando a sua história. Mário Guastalla integra um grupo de pessoas que trabalharam, enfrentando as dificuldades do passado para formar o presente de progresso que temos hoje. Com esta homenagem, seu nome ficará eternizado em Cianorte”, garantiu o deputado estadual, Jonas Guimarães.

“É com grande satisfação que participo deste momento com vocês. Claro que este é um lugar que compareceremos com pesar e tristeza, mas aqueles que têm crença sabem que os que partem desta vida vão para a eternidade e é essencial contar com um local apropriado para a despedida”, afirmou o deputado federal, Osmar Serraglio.

“Mário Guastalla foi um homem muito trabalhador e que fez história no distrito de Vidigal. Feliz daqueles que puderam conviver com este exemplo de homem. Hoje, seu nome intitula esta importante obra, especialmente adequada para que os moradores dos Seis Conjuntos prestem homenagens póstumas aos seus entes queridos”, destacou o vice-prefeito Serginho.

“É uma honra estar prefeito e poder concluir e entregar esta obra, que trará mais conforto a comunidade local em momentos tão difíceis. Mais duas capelas como esta estão sendo construídas, uma em São Lourenço e outra em Vidigal, firmando o compromisso desta gestão que é o de facilitar a vida dos cianortenses. Nesse sentido, destaco que este foi um ano muito produtivo, no qual implantamos o funcionamento 24 horas do PA, reduzimos o preço da passagem de ônibus, beneficiamos 13 famílias com o Teto Solidário, providenciamos o preparo de 800 hectares de terra para plantio de mandioca para pequenos produtores, viabilizamos a construção de 32 casas populares rurais e conquistamos a categoria especial no 1º Prêmio Gestor Público do Paraná. Tudo com o objetivo de trazer para o leito da sociedade aqueles que não tiveram oportunidades. Desejo a todos um feliz Natal e afirmo que em 2014, juntos, faremos muito mais”, enfatizou o prefeito Bongiorno.

Também prestigiaram a solenidade: o presidente da Associação de Moradores dos Seis Conjuntos, José Roberto de Freitas, o melancia; secretários e chefes de divisões municipais; diretoras de escolas e coordenadoras de centros de educação infantil; representantes de entidades e clubes de serviço; e representantes de empresas funerárias.