Saneamento básico é discutido em audiência pública

Publicado em: 20/12/2013 00:00

Representantes dos poderes Executivo e Legislativo, integrantes de clubes de serviço e de entidades, assim como os munícipes, participaram da audiência pública promovida pelo Governo Municipal e pela Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, na tarde desta quinta-feira (19), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), para a apresentação e prestação de esclarecimentos, bem como para colher eventuais críticas e sugestões, sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico e o Convênio de Cooperação entre o Município e a Sanepar.

“Quando se fala em saneamento básico as pessoas costumam pensar somente em esgoto. No entanto, trata-se de uma questão muito mais complexa. São serviços essenciais para a saúde e o meio ambiente, como abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos. Cianorte é uma cidade limpa e organizada, mas ainda precisa melhorar e, por isso, estamos reunidos hoje”, disse o secretário da SEMMA, José Ícaro Monteiro Maranhão.

“Nosso objetivo é levar ao conhecimento da população, conforme determina a Lei Federal Nº 11.445, as diretrizes e políticas para o saneamento básico em Cianorte para os próximos 30 anos. Agradecemos a presença de todos, que colaboram para o desenvolvimento de um trabalho baseado na democracia”, destacou o gerente da Sanepar, Eduardo Rawassaki.

Já o promotor do Meio Ambiente, Dr. Joelson Luiz Pereira, destacou a importância da audiência pública. “A consulta popular constitui um direito conquistado por meio de diversos movimentos sociais ao longo da história, é o desdobramento de muitas lutas e um instrumento de efetivação dos direitos coletivos, pelos quais o poder público tem o dever de informar a população”, afirmou.

“Esta audiência marca a efetivação de um trabalho conjunto entre o poder público e a população. Nós, integrantes do Poder Legislativo, trabalharemos para que as demandas de nossos munícipes sejam atendidas a contento, cobrando as ações de melhoria da empresa e do Executivo”, garantiu o presidente da Câmara Municipal, vereador Dadá, acompanhado pelos vereadores Valdomiro Gonçalves Pereira e Silvio do Pátio.

“Agradecemos a presença de todos vocês que se dispuseram a estar aqui, com os olhares voltados para o futuro, traçando importantes diretrizes para o abastecimento de água e rede de esgoto de nosso município. Isto demonstra uma grande preocupação com o meio ambiente e nossas futuras gerações”, destacou o representante do prefeito Bongiorno, o secretário de Integração Governamental, Clóvis Bongiorno.

Para iniciar os trabalhos, a chefe da Divisão de Educação Ambiental, Cristiane Marchini Roco, fez a apresentação e comentou o Plano Municipal de Saneamento Básico. Posteriormente, o coordenador comercial da Sanepar, José Aparecido Fogaça, realizou a leitura e a explicação de cada uma das cláusulas do contrato de gestão associada dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que estabelece, entre outros, os objetivos e metas que deverão ser atendidos, o plano de gestão, a adequação dos serviços, as tarifas, os direitos e obrigações do Governo Municipal, da Sanepar e dos usuários.

Entre as questões abordadas pela participação popular, destacam-se os planos e investimentos da Sanepar para aumentar a cobertura dos serviços de saneamento básico de 60 para 85% do município e os estudos para captação nos rios Ligeiro ou Índio para solucionar o problema da falta de água em alguns bairros.