Flora do Bosque da Matriz passa por revitalização

Publicado em: 17/12/2013 00:00

Atendendo a solicitações da comunidade local, bem como dos responsáveis pelo Santuário Eucarístico Diocesano, a Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e de Integração Governamental, juntamente com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMA) organizaram um mutirão que, a partir desta terça-feira (17), está promovendo a revitalização da flora que compõe o bosque localizado na Praça João XXIII, conhecido popularmente como Bosque da Igreja Matriz.

“Após uma avaliação técnica, constatamos que, além das árvores que já se encontram caídas por conta de ações como fortes ventos e chuvas, outras apresentam avançados estados de deterioração sem possibilidade de recuperação e, por isso, devem ser preventivamente retiradas, evitando o risco de queda e acidente com algum transeunte”, contou o secretário da SEMMA e presidente do COMMA, José Ícaro Monteiro Maranhão.

Além da remoção de detritos e retirada das árvores condenadas, também será realizada uma limpeza geral no bosque. “Para isso, além da equipe de poda da SEMMA, também estão atuando profissionais terceirizados especializados em serviços deste tipo. Acreditamos que no prazo de três dias esteja tudo pronto”, contou o secretário de Integração Governamental, Clóvis Bongiorno.

Para o prefeito Bongiorno, a revitalização do bosque demonstra a preocupação do Governo Municipal com as questões ambientais. “Estas ações, além de preservarem nossos recursos naturais, também incentivam a população a zelar pelo espaço que, uma vez bem cuidado, desencoraja procedimentos danosos, como o de jogar lixo. Acreditamos que preservando o meio ambiente, estamos preparando um futuro melhor para a cidade e as próximas gerações”, destacou.