Trilha do Arboreto reabre para visitas agendadas

Publicado: 14/07/2021

A partir desta quinta-feira (15), os cianortenses têm a oportunidade de conhecer um pedaço do Parque Municipal Cinturão Verde: a Trilha do Arboreto. Isto porque, após o fechamento em decorrência da pandemia, o espaço volta a receber o público, mediante visitas agendadas e em grupos de até 12 pessoas, de acordo com as medidas de prevenção à Covid-19. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), através do telefone (44) 3631-6152 ou 3631-6463.

As visitas poderão ser realizadas às terças-feiras, quintas ou sábados, em dois horários pela manhã, às 9h ou às 10h, e outros dois à tarde, às 14h ou às 16h. Todas serão orientadas por guia. A participação é gratuita, porém, para incentivar o cuidado com o meio ambiente, a SEMMA pede para que cada pessoa contribua com a doação de um material reciclável, como papelão, latinha ou garrafa PET.

“O percurso, contando a ida e a volta, é de aproximadamente 910 metros e, entre os atrativos, destacam-se o mirante, que permite contemplar um panorama do Parque Cinturão Verde; ter contato com parte do Rio Fantasminha e árvores nativas centenárias; além da observação de pássaros e, ocasionalmente, de algum animal silvestre”, destaca a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras.

Além da obrigatoriedade do uso da máscara, higienização das mãos e distanciamento, os visitantes também devem estar atentos aos cuidados para a preservação do local e segurança pessoal. “É preciso usar roupas e calçados apropriados para a caminhada na mata e repelente. Não é permitida a entrada de menores de 12 anos sem um responsável maior de idade e é estritamente proibido o consumo de alimentos, assim como a retirada de qualquer elemento da Trilha”, salienta a secretária.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)