Solenidade marca o encerramento de capacitações no segmento turístico

Publicado: 18/11/2021

Alunos dos cursos de Turismo Rural e Oportunidade de Negócios, Condutor do Turismo Local e Caravana Técnica - Aprendendo com Boas Práticas receberam certificados

A noite da última quarta-feira (17) foi marcada por mais um passo importante para o desenvolvimento do setor turístico local. Isto porque, aconteceu no anfiteatro da Unipar, a formatura de alunos que participaram de três cursos livres na área, sendo o de Turismo Rural e Oportunidade de Negócios, com dez pessoas; o de Condutor do Turismo Local, com 20; e o da Caravana Técnica Aprendendo com Boas Práticas – Verê, também com 20.

As formações foram ofertadas durante os últimos meses pela Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo e Coordenação de Turismo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato Rural de Cianorte, Rede de Turismo Regional (RETUR) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Na ocasião, o prefeito Marco Franzato parabenizou os alunos formandos e enfatizou a força do ensino. “O conhecimento é transformador e tenho certeza que proporcionará oportunidades para todos”, parabenizou. “Vejam na conclusão desta etapa uma possibilidade. O que por hora pode representar um complemento da renda, a médio e longo prazo pode ser tornar a arrecadação principal de muitas famílias por conta das riquezas que temos na nossa cidade”, alegou o vice-prefeito, João Alexandre.

“É louvável vocês terem tido a iniciativa de participar dessa formação e mais do isso, de a terem concluído. Temos muita coisa para apresentar da nossa cidade para o Brasil e para o mundo. Agora, com o apoio de vocês, Cianorte ficará mais em evidência”, relatou a secretária municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo em exercício, Marilza Sarti, acompanhada da coordenadora de Turismo, Ângela Carvalho.

“Cianorte é um lugar especial e que tem muita capacidade, tanto no âmbito rural como no urbano, religioso e de aventura. Portanto, agarrem essa oportunidade com unhas e dentes. Ela pode representar muito potencial para todos vocês”, falou o presidente do COMTUR e coordenador do Programa de Turismo Rural do IDR-Paraná da região de Cianorte, Sidney Valeriano Ramos.

Na solenidade, também estavam presentes o presidente do Sindicato Rural de Cianorte e representante do SENAR, Diener Gonçalves de Santana e a diretora da UNIPAR – campus de Cianorte, Dieine Aparecida Cescon.

Fonte: Karina Chichanoski | Diretoria de Comunicação