Secretaria de Saúde desenvolve Plano de Imunizações para organizar vacinação contra Covid-19

Publicado: 15/01/2021

Cianorte participou da reunião entre o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS) e Secretaria Estadual de Saúde, nesta quinta-feira (14). Na ocasião, foi debatida a operacionalização da vacinação contra a Covid-19 no Estado do Paraná. Quem conduziu a reunião foi o secretário estadual de Saúde, Beto Preto. A secretária de Saúde de Cianorte, Rebeca Galacci, esteve representando o município.

Segundo a secretária, a equipe da Prefeitura já está empenhada, seguindo todas as orientações e critérios do Programa Nacional de Imunizações para o desenvolvimento do Plano Municipal de Imunizações, que vai definir logística, local, segurança, data, hora, nome dos profissionais, plano de contingência para o atendimento, dentre outros.

“É importante ressaltar que não haverá vacina para todos os grupos prioritários neste primeiro momento. A vacinação vai amenizar o número de óbitos, casos graves e consequentemente o número de internamentos, trazendo um descongestionamento do sistema e um fôlego para que os profissionais de saúde trabalhem um pouco mais aliviados”, afirmou Rebeca.

A Prefeitura está alinhada com o Governo do Estado, em reuniões para definir quais os profissionais da saúde que tomarão a vacina nesta primeira fase. O grupo estabelecido foi o dos que estão na linha de frente de atendimento aos casos de Covid-19.

Conforme solicitado pela 13º Regional de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde já está providenciando junto às instituições, a lista com nomes dos profissionais que serão vacinados nesta primeira fase. As vacinas serão nominais, não podendo ser transferidas ou cedidas a outros.

O Paraná receberá, inicialmente, 5% do quantitativo nacional de doses da vacina, o que corresponde a aproximadamente 250 mil doses para os 399 municípios do Estado.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação