Projeto Luiz Ferraz de Mesquita Filho revitaliza setor cafeeiro em Cianorte

Publicado: 03/05/2021

Para incentivar os produtores, a Prefeitura doará de aproximadamente 500 mil mudas

Revitalizar a cafeicultura e fortalecer o setor agrícola em Cianorte. Com esses objetivos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, lançou no último sábado (1º), o Projeto Luiz Ferraz de Mesquita Filho. O encontrou aconteceu na sede do Sindicato Patronal Rural e contou com a presença de autoridades locais, parceiros e produtores rurais.

A execução tem o apoio da Secretaria Estadual de Abastecimento (SEAB); da Associação dos Avicultores de Cianorte (AVIC); do Sindicato Patronal Rural; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR); da Cocamar; do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR); e dos agentes de crédito Banco do Brasil e Sicred.

O projeto presta homenagem a Luiz Ferraz de Mesquita Filho, um dos grandes incentivadores da cultura. Ele foi, por 36 anos, responsável pelo setor cafeeiro da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). Como hobby, dedicou-se ao reflorestamento e plantou árvores de Pau-Brasil em vários pontos da cidade e nas escolas estaduais. Na ocasião, a esposa do homenageado, Vilma Mesquita, carinhosamente conhecida como “Professora Vilma”, agradeceu ao prefeito Marco Franzato e a todos os envolvidos na iniciativa, por lembrar de seu esposo, e desejou sucesso à administração.

“Ingressando no projeto, o produtor receberá da Secretaria de Agricultura total assistência técnica no desenvolvimento da cultura. Estaremos elaborando planos de crédito, fornecendo aproximadamente 500.000 mudas de café, bem como, apoio com horas máquinas e organização para a comercialização do produto”, destacou o secretário da pasta, Anízio Menarim Filho.

“Nosso objetivo é elevar a produção anual, de 620 para 860 toneladas de café beneficiado na cidade de Cianorte, aumentando assim, o Valor Bruto da Produção do município. Ao todo, serão aproximadamente 100 famílias favorecidas diretamente pela ação, utilizando cerca de 500 ha. Com isso, a cultura irá gerar 70 novos empregos diretos, com oportunidade para jovens e mulheres”, enfatizou o prefeito Marco Franzato, que na oportunidade esteve acompanhado pelo vice, João Alexandre.

Para a realização do evento, a Prefeitura contou com o apoio da FACEC, da SUPER GAN, e dos produtores das agroindústrias. A manhã foi animada pela dupla sertaneja Jailson Viola e Felipe Violeiro, acompanhada pelo maestro Adriano, da Orquestra de Viola Caipira de Cianorte. Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Cianorte, vereador Wilson Pedrão; os vereadores Thiago Fontes e Marcia Pereira; o gerente regional do IDR/PR, Paulo Roberto Preto; o chefe da SEAB/Núcleo Regional de Cianorte, Francisco Cascardo Neto; o presidente do Sindicato Patronal Rural e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Diener Gonçalves; o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cianorte, Reinaldo Chaves; o gerente do Banco do Brasil, Marcelo Dias Alves; a gerente do Sicred, Mikela de Godoy Merquides; secretários municipais, chefes de divisões e demais servidores.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social