Prefeitura lança campanha com vacinação simultânea de três profissionais de saúde

Publicado: 20/01/2021

A vacinação simultânea de três profissionais de saúde marcou um momento histórico para Cianorte nesta terça-feira (19). Maria Alice Rufino Fernandes Bego, enfermeira da Fundhospar, Hindaia Barbosa da Silva de Souza, técnica de enfermagem da UPA e Lucas Stocco, médico da UTI foram os primeiros a receber as vacinas contra a Covid-19 em solenidade de lançamento da campanha de vacinação na Unidade Básica de Saúde Newton José Magron (UBS Zona 2).

O prefeito, Marco Franzato, frisou a importância do início da vacinação na cidade. “Cianorte dando o primeiro passo nessa luta pela vida. Um momento histórico para todos e também para a Ciência, que conseguiu desenvolver essa vacina em menos de um ano. Estamos muito emocionados e esperançosos. Quero agradecer ao governador, Ratinho Junior, e ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, pela rapidez na distribuição. Agradeço também à 13ª Regional de Saúde e à nossa Secretaria Municipal de Saúde, que se mobilizou prontamente”, disse.

Estou muito feliz, é uma gratidão enorme fazer parte desse momento. Precisamos continuar nos cuidando, usando máscara, evitando aglomeração. Há uma previsão de vacinar toda a população até o fim do ano. Esperamos que isso aconteça o mais rápido possível. Hoje, fizemos um ato simbólico, mas de uma importância enorme”, complementou, lembrando que a Prefeitura deu início nesta semana a mais uma campanha de orientação e prevenção ao coronavírus, que pode ser acompanhada nas redes sociais.

A secretária de Saúde, Rebeca Galacci, prestou homenagem à enfermeira Danieli Noronha, que atuava na linha de frente no combate ao coronavírus e faleceu vítima da doença em Cianorte. “Conseguimos organizar essa campanha de vacinação em tempo recorde. Me sinto muito felizarda de fazer parte desse time vitorioso. Todos os esforços estão concentrados para vacinarmos o grupo contemplado nessa primeira etapa. Obrigada a cada um que está nos ajudando nesse processo”, afirmou.

A enfermeira Maria Alice Rufino Fernandes Bego se emocionou logo após ser vacinada. “Passamos por muitos momentos de ansiedade, agonia e sofrimento. Mas também pudemos testemunhar muita fé, gratidão e uma forma de amor que ainda não conhecíamos. Estou aqui representando meus amigos e colegas que também dão a vida pelo trabalho. Gostaria que todos pudessem ter tido essa oportunidade. É hora de agradecer”, disse.

A primeira etapa de vacinação contempla vacinadores, profissionais da linha de frente do enfrentamento à Covid-19, além de idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência. Para a região, foram distribuídas 1.240 doses da CoronaVac, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Desse total, 716 doses estão sendo aplicadas em Cianorte.

A campanha continua nos próximos dias, das 8h às 20h, conforme agendamento, até que todo o grupo seja imunizado. Por conta disso, os atendimentos da UBS Zona 2 foram transferidos para a Unidade Básica de Saúde José Maciel Bahia (UBS Extensão) – Travessa Itororó, 400, Centro – no período que estiver sendo realizada a vacinação.

Inicialmente, estavam previstas 2.800 doses da vacina para a região de Cianorte. Porém, a Fiocruz cancelou o envio das que seriam destinadas ao Paraná. Por conta disso, o governo do Estado teve que refazer a distribuição, ficando 1.240 doses para a região, sendo que 716 serão aplicadas em Cianorte.

Fonte: Assessoria de Comunicação