Prefeitura e Fundação Araucária firmam parceria para projetos de ciência e tecnologia

Publicado: 19/11/2021

Iniciar um processo de avanço pautado em ciência e tecnologia. Com esse objetivo, o prefeito Marco Franzato recebeu nessa quinta-feira (17), a visita do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, que na ocasião esteve acompanhado pelo diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Luiz Márcio Spinosa, e pela engenheira de computação cianortense, Dra. Linnyer Beatrys Ruiz Aylon, presidente da Sociedade Brasileira de Microeletrônica. O encontro aconteceu na sede do Paço Municipal e foi acompanhada pela secretária municipal de Educação e Cultura, Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues.

O projeto piloto será realizado nas escolas municipais Jardim Aeroporto e Gonçalo Moreno Gutierrez. “A fundação mobiliza uma rede de cooperação que contribui para infraestrutura de conexão de qualidade e velocidade, e é parceira da Dra. Linnyer, que é conhecida por seu trabalho sobre Educação 5.0, Microeletrônica, Internet das Coisas e redes de sensores sem fio, e vai apoiar a Prefeitura no projeto e desenvolvimento, e na execução de boas práticas para que a cidade congregue inovação, bem-estar, sustentabilidade e inteligência social”, destacou a secretária da pasta, Kelly Rodrigues.

“A visita teve como objetivo firmar parcerias para executarmos atividades que estimulem professores e estudantes a descobrirem a genialidade e o poder transformador do engajamento, com o desenvolvimentismo de oficinas como: internet dos drones (escolinha de drones); internet das coisas (usando Arduino, Esp, entre outros); internet robótica das coisas, inteligência artificial e jogos cidades inteligentes e felizes. Queremos que nossos alunos tenham a oportunidade de ter acesso as mais variadas formas de tecnologia e despertem o interesse pela área, que é muito promissora”, pontuou Marco Franzato. Também participaram do encontro a coordenadora de Planejamento, Jakeline Plácido Marcon, e a coordenadora pedagógica, Claudia Roberta Pereira Stefane.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social