Prefeito se reúne com Comitê Técnico de Assistência Social e discute ações para ampliar atendimentos

Publicado: 10/09/2021

O órgão, que é constituído por representantes da sociedade civil, visa a implantação de política pública humanizada

Com o objetivo de promover a transparência das contas públicas e do planejamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi instituído em Cianorte o Comitê Técnico de Assistência Social (CTAS). A primeira reunião do órgão aconteceu na última quarta-feira (08), no Paço Municipal, e contou com a presença do prefeito Marco Franzato, da secretária da pasta, Aline Rosa Kist, e dos integrantes nomeados.

O órgão é constituído por representantes da sociedade civil e tem como missão acompanhar o planejamento e realização das ações sociais desenvolvidas pela pasta, visando a implantação de política pública humanizada, qualificada e de excelência aos cidadãos. Foram nomeados para o colegiado: Nilson Tunes Martins, Rosana Isabel Cobo Catolino, Pe. Sérgio Carris, Pr. Jonhy Sandro Ferreira, Rosa Caetano da Silva e Eliane Correia de Oliveira Mendes.

Na abertura do encontro, a secretária da pasta, Aline Rosa Kist, explanou sobre o organograma da Secretaria, esclarecendo aos presentes sobre cada um dos equipamentos que fazem parte do setor e suas atribuições. “Foi um momento importante em que os integrantes do órgão aproveitaram para compreender melhor sobre o funcionamento de toda a política, esclarecer dúvidas sobre os serviços prestados, e também realizaram apontamentos e sugestões de melhorias na divulgação dos serviços, por meio de uma maior presença nos bairros. Além disso, foi ressaltada a necessidade de serem realizadas ações de prevenção junto à população, utilizando-se dos mais diversos espaços nas localidades”, pontuou a secretária.

Esse é o nosso jeito de trabalhar, uma administração participativa, trazendo a sociedade civil para contribuir, de modo democrático, das decisões da administração pública. Tenho certeza de que este grupo irá contribuir muito para que possamos realizar todas as ações necessárias para melhorar a vida da nossa população,” destacou o prefeito Marco Franzato.

Na ocasião, a coordenadora setorial da Proteção Social Básica, Daniely Cristiane Resina Ferreira, e a coordenadora setorial da Proteção Social Especial, Jaqueline de Fátima Comar Sousa, prestaram esclarecimentos sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), distinguindo as situações em que as famílias são atendidas pelo CRAS (Proteção Social Básica) e CREAS (Proteção Social Especial).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social