Pequenas empresas devem providenciar Plano de Contingência contra Covid-19

Publicado: 14/01/2021

Dando continuidade ao trabalho de consolidação das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus em Cianorte, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou, a partir da última quarta-feira (13), no site do município (https://www.cianorte.pr.gov.br/), o modelo de Plano de Contingência da Covid-19 para as pequenas empresas. O documento, que já era exigido às de grande fluxo, é uma versão simplificada e visa promover tanto a integridade dos trabalhadores quanto a segurança dos clientes.

“Trata-se de um formulário de fácil preenchimento, dividido em três partes, sendo que na primeira devem ser inseridos os dados de identificação da empresa, a indicação de um responsável e informações sobre o funcionamento; na segunda, uma descrição das medidas de prevenção à Covid-19 adotadas pelo estabelecimento; e, na terceira, o levantamento dos insumos de higiene e equipamentos de proteção individuais que dispõem no momento”, explicou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Izabela Corrêa.

O Plano de Contingência deve ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde, que analisará se está adequado de acordo com a demanda da empresa e, caso haja necessidade de regularização, entrará em contato com o responsável. Segundo a secretária da pasta, Rebeca Galacci, neste primeiro momento, o trabalho é de conscientização. “Juntamente com a equipe de Vigilância Sanitária, estamos nas ruas prestando orientações aos estabelecimentos e à população em geral. Após essa fase, daremos início à fiscalização”, afirmou.