Gestores municipais discutem ações de enfrentamento ao coronavírus

Publicado: 18/06/2020

Autoridades dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop) se reuniram na manhã dessa quinta-feira (18), para discutir as ações de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). Participaram do encontro, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de saúde, chefes de divisão, representantes da Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) e da 13ª Regional de Saúde. A reunião aconteceu no auditório do Paço Municipal, em Cianorte.

No encontro foram apresentados relatórios, com números e índices sobre a doença na região. Além do intercâmbio de informações entre as instituições, a iniciativa reforçou as diretrizes e critérios que devem ser adotados pela administração pública na tomada de decisões. “É o momento de unirmos forças para enfrentar este que parece ser o pior momento da doença em nosso estado. Nosso papel enquanto representante da Secretaria Estadual de Saúde é justamente auxiliar na definição de ações para a vigilância, prevenção e controle, além de acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos municípios. E são justamente esses dados técnicos que nos nortearão nas decisões. Outra ação da regional é fiscalizar as empresas com grande número de colaboradores, quanto às medidas de prevenção, para controlar o alastramento da doença”, destacou a chefe da 13ª Regional de Saúde, Adriana Batista Guimarães.

“Vivemos um momento que nos exige serenidade para administrar e tomar decisões, por isso é fundamental que haja diálogo, parceria, e a adoção de critérios técnicos e protocolos muito bem definidos, no tempo certo. Graças a Deus, nosso índice de mortalidade pela doença é pequeno e isso se deve também a estrutura que preparamos para enfrentar a doença. Adquirimos respiradores, criamos novos leitos clínicos e estamos com o estoque de medicamentos necessário para dar o atendimento em caso de necessidade. A curva ascendente que os especialistas previam para os meses anteriores, parece que chegou. Vamos enfrentar e vencer esse mal, com ações assertivas e a colaboração da população”, enfatizou o prefeito de Cianorte e presidente do Ciscenop, Bongiorno.

Também estiveram presentes os prefeitos Rodrigo Pezão (Tapejara), Bóia (Tuneiras do Oeste), Agnaldo Trevisan (São Manoel do Paraná), Paulinho Mineiro (Indianópolis), além do vice-prefeito de Cianorte, Beto Nabhan; vice-prefeito de Jussara, Robison Pedroso; secretária executiva do Ciscenop, Andreia Lemos; o diretor institucional da Fundhospar, Gilmar Célio, acompanhado pelo diretor clínico, Dr. Inácio Gagliardi; e representantes das secretarias de saúde e vigilância sanitária.

Fonte: Assessoria de Comunicação