Escolas municipais se preparam para a volta às aulas

Publicado: 17/02/2021

Retorno presencial terá distanciamento, higienização, número reduzido de alunos, uso de máscaras e outras medidas de prevenção à Covid-19

Com o ano letivo marcado para começar nesta quinta-feira (18), em todo o Paraná, as escolas municipais de Cianorte estão se reinventando. Além das atividades impressas para que os alunos desenvolvam em casa, as equipes das 15 instituições de ensino estão preparando os espaços físicos para o retorno presencial que, por conta das medidas de prevenção à Covid-19, será realizado de maneira gradual, em grupos e com revezamento, de acordo com o cronograma elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Os primeiros retornos presenciais, de imediato, serão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Classes Especiais e Salas de Recursos Multifuncionais. Em 1º de março será a vez das Salas de Apoio à Aprendizagem e, no dia 08 de março, as séries de 5º ano do Ensino Fundamental. As datas para as demais turmas serão divulgadas conforme o avanço da projeção de calendário.

“É importante entender que os alunos não retornarão de uma só vez e nem irão todos os dias. Cada escola possui um cronograma, estabelecido de acordo com o protocolo de biossegurança e a capacidade física de atendimento, que foi reduzida em 50%. Por isso, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a instituição de ensino e se informar sobre a escala de retorno do seu filho”, destacou a secretária de Educação e Cultura, Kelly Werdenberg Rodrigues.

Para comparecer, o estudante deve fazer o uso adequado da máscara e, para entrar na escola, terá a aferição de temperatura e higienização das mãos com álcool gel 70%, que também estará disponível para uso em sala de aula. Para garantir o distanciamento, uma nova disposição do mobiliário mantém um metro e meio entre cada carteira. Nenhum item, como caneta, lápis e borracha, deve ser compartilhado. Os horários de recreio serão intercalados para não gerar aglomeração.

Pedimos para que todos tenham clareza e sigam o protocolo de biossegurança, desde os pais, em casa, até toda a comunidade escolar, para que o retorno aconteça de forma segura e cuidando do nosso bem maior, que é a vida de cada envolvido”, salientou a secretária. O cronograma de retorno será avaliado semanalmente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, diante do quadro epidemiológico do município, podendo ser modificado a qualquer momento.

CMEIs – Os Centros Municipais de Educação Infantil também estão preparando o retorno. Reuniões com os pais e responsáveis estão sendo realizadas nesta quarta e quinta-feira (17 e 18) para apresentação do cronograma de adaptação e dos protocolos de biossegurança. Cada unidade tem uma organização própria, de acordo com a capacidade de atendimento e conforme medidas de prevenção à Covid-19.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)