Equipe de Odontologia realiza ação de saúde bucal na rede municipal de ensino

Publicado: 10/09/2021

Uma campanha de conscientização e incentivo dos cuidados com a saúde bucal está movimentando as 15 escolas municipais e os 13 CMEIs de Cianorte. Isto porque, desde o último mês, a equipe de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde está percorrendo as 28 instituições de ensino prestando orientações às crianças por meio de atividades lúdicas. Entre os assuntos tratados destacam-se a higiene, como as técnicas corretas de escovação e uso do fio dental; e a prevenção de problemas e doenças, como o desenvolvimento de cáries, patologias nas gengivas, na boca e outros.

“Cada dentista, com o apoio de seu atendente de consultório, elabora uma forma de trabalhar os temas, de acordo com a faixa etária das crianças, e, ao final, todas as 28 instituições de ensino estão recebendo um banner com informações. Parabenizamos todos os profissionais envolvidos e agradecemos as secretárias municipais de Saúde, Rebeca Galacci, e de Educação e Cultura, Kelly Werdenberg, que nos prestam o apoio necessário para a realização das atividades, que deve seguir até o final do ano”, destacou a supervisora de Odontologia da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Luciane Barbaroto da Silva Serpa.

Até o momento, estamos muito satisfeitos com os resultados da campanha, pois nos aproximou ainda mais das comunidades nas quais atuamos e as crianças, além de demonstrarem ter compreendido a importância da saúde bucal, são ótimas disseminadoras de informações e, com certeza, estão repassando as orientações em seus lares, atingindo um número maior de pessoas”, afirmou o dentista Celso Eder dos Anjos Brito, da Unidade Básica de Saúde do Cianortinho, que, junto a atendente de consultório dentário, Maria Valdeice Cardoso, esteve na Escola Municipal Lidia Usuy Ohi.

Atualmente, todas as 14 Unidades Básicas de Saúde de Cianorte, inclusive nos distritos de São Lourenço e Vidigal, contam com consultório odontológico e o município possui 16 dentistas. Conheça os profissionais que já realizaram a ação:

- O dentista Celso Eder dos Anjos Brito e a atendente de consultório dentário, Maria Valdeice Cardoso, da Unidade Básica de Saúde do Cianortinho.
- Os dentistas Cleberson Luciano Ueda e Lucinei Paz Torquato, com a atendente de consultório dentário, Jéssica Laís Marim, da Unidade Básica de Saúde do Jardim Marselha.
- A dentista Cíntia Milena Barbado e a atendente de consultório dentário, Aline Aparecida Esteves, da Unidade Básica de Saúde do Jardim Santa Mônica.
- A dentista Amanda Meira Saraiva e a atendente de consultório dentário, Daniely Pereira dos Santos, da Unidade Básica de Saúde do distrito de São Lourenço.
- A dentista Juliana Godoy Craveiro e a atendente de consultório dentário, Tassiane Tais Vitorino, da Unidade Básica de Saúde do Setor 04.
- A dentista Vivian Drugovich e a atendente de consultório dentário, Gislayne Ferreira Souza, da Unidade Básica de Saúde do Jardim Universidade.
- O dentista Leonardo Bueno Rodrigues e a atendente de consultório dentário, Mírian Cláudia Sena, da Unidade Básica de Saúde da Vila Sete.
- O dentista Rogério Toshiro Kravchychyn e a atendente de consultório dentário, Márcia Aiko Ohashi, da Unidade Básica de Saúde da Zona 02.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social