Em Cianorte, Secretaria de Defesa Social apresenta reestruturação da Diretran

Publicado: 25/11/2021

Com o objetivo de melhorar o serviço prestado à comunidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Social, reestruturou a Diretoria de Trânsito (Diretran), buscando uma nova filosofia de trabalho e aprimorando os conhecimentos dos servidores. Na manhã dessa quinta-feira (25), uma solenidade marcou a apresentação dos novos equipamentos e sistemas que serão utilizados pelos servidores no desenvolvimento das atividades do órgão.

Entre os equipamentos adquiridos pela Prefeitura estão 10 Spark (dispositivo elétrico incapacitante); 10 Bodycam (câmeras que gravarão todas as ações dos agentes); e uma máquina fresadora, para a equipe de pintura das vias públicas. Além disso, a Diretran passa a integrar o sistema de notificação eletrônica (SNE), e adquiriu também o software para talonário eletrônico, reduzindo assim em até 75% o custo com envio de notificações por correspondência.

“A frota de veículos em Cianorte é muito grande, um exemplo claro da situação foi percebido quando tivemos que impedir o tráfego pela Avenida Makio Sato, para as obras de duplicação, provocando, em alguns dias, engarrafamento de aproximadamente 20 minutos na Avenida Genei Uehara. Então, é necessário mudanças para melhorar a mobilidade urbana em nosso município. É nesse objetivo que a Diretran está sendo requalificada. Temos que agradecer a parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Guarda Municipal de Maringá, que cederam suas estruturas e servidores para treinar o nosso pessoal”, ressaltou o secretário da pasta, Tenente Coronel Elias Ariel de Souza, que na ocasião esteve acompanhado pelo diretor da trânsito, Carlos Eduardo de Oliveira.

Na oportunidade o secretário também ressaltou que as mudanças são para proporcionar mais transparência e segurança a todos os envolvidos no trânsito cianortense. “Nosso trabalho tem que ser transparente e, pensando assim, os agentes estarão equipados com câmeras em suas fardas, garantindo que todas as ações sejam gravadas e sirvam de prova, quando necessário. Outra mudança que fizemos é o sistema de notificação, que agora passa a ser na forma online, através de smartphones, não permitindo a possibilidade de autuação em duplicidade, pela mesma infração, na mesma localidade. Nossa equipe está nas ruas para orientar, educar e, junto com a população, construir uma nova realidade de trânsito em Cianorte”, concluiu.

“O objetivo da nossa administração é deixar um legado de políticas públicas desenvolvidas em prol dos cianortenses, com ações práticas e feitas com responsabilidade. O nosso prefeito Marco Franzato tem se dedicado muito para que todas as ações executadas pelas secretarias tenham sustentação e sejam desenvolvidas com qualidade. Estamos quase finalizando nosso primeiro ano de mandato, mas as mudanças já são percebidas em todos os setores. Temos muito a avançar, e vamos realizar a transformação que Cianorte merece”, destacou o vice-prefeito, João Alexandre Teixeira.

O evento também contou com a presença do presidente da Câmara, Wilson Peres Pedrão, que na ocasião esteve acompanhado pelos também vereadores, Pastor Dejair Barbosa de Melo e Vantuir Carlos da Silva (Tuíka); da secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci; da secretária municipal de Educação e Cultura, Kelly Cristine Werdenberg Rodrigues; do secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho; da secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes, Fernanda Spagolla; do delegado chefe da 21ª SDP, Jonas Eduardo Peixoto do Amaral; do representante da 5ª CIPM, 1º Tenente Elvio Valadão; da representante do 8º SGBI, 1ª Tenente, Marynara da Rocha; do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, João Testa; do presidente do Sindicato Patronal Rural de Cianorte, Diener Gonçalves Santana; do representante da ACIC, Hércio Correia de Oliveira; do advogado e empresário, Dr. Rubens Pereira de Carvalho; demais servidores e imprensa.

Fonte: Diretoria de Comunicação Social