Conferência Municipal discute inclusão e direitos da pessoa com deficiência em Cianorte

Publicado: 06/10/2021

Por conta da pandemia, o evento foi realizado na modalidade on-line, através de videoconferência

Com o objetivo de analisar, propor e deliberar propostas com base na avaliação local das políticas voltadas para pessoas com deficiência, bem como dialogar sobre outros assuntos relacionados que dizem respeito à temática, foi realizada na manhã desta terça-feira (05), a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Cianorte. Por conta da pandemia, o evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), foi realizado na modalidade on-line, através de videoconferência.

Participaram representantes do poder público, de entidades e da comunidade. Nesse ano, o evento traz como tema "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, e como subtema “Direito à Inclusão das Pessoas com Deficiência”. Além dos que acompanharam pela plataforma virtual, pequenos grupos também participaram nos territórios da APAE e CRAS 1. Durante o evento, os conferencistas assistiram uma palestra com o técnico do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Sidnei Rodrigues de Souza.

“Agradeço a dedicação e colaboração de todos para que este momento acontecesse, pois, certamente tivemos uma manhã de muitas conquistas em prol das pessoas com deficiência de nossa cidade. A participação da população nessas ações é de suma importância para pensarmos no presente e no futuro de todos. É nosso dever analisar e propor políticas públicas de inclusão que contribuam e tragam soluções justas que atendam as necessidades das pessoas com deficiência, destacou a presidente do CMDPD, Iara Dechiche Libâneo.

"Queremos avançar no processo de inclusão social e sabemos que a transformação passa pelo amplo debate e diálogo entre a sociedade governamental, civil e a população em geral. A partir das discussões realizadas aqui, com as pessoas que utilizam os serviços e os profissionais que estão diretamente envolvidos na questão, podemos propor ações mais eficazes. É necessário que a classe seja tratada com igualdade dentro das suas diferenças", salientou a secretária da pasta, Aline Rosa Kist.

Ao final, os conferencistas aprovaram 16 propostas locais, 10 para o Estado, e 10 para a União. O prefeito Marco Franzato agradeceu a todos pelo empenho em realizar o evento e discutir ações práticas que vão de encontro aos interesses da população. “Essa discussão é salutar, para que possamos avançar cada vez mais na qualidade dos nossos serviços. Nós estamos falando de direitos conquistados e que precisam ser cumpridos. Cada um que está aqui, demonstrando sua opinião ao poder público, está auxiliando para aperfeiçoarmos e melhorarmos a política social em Cianorte”, enfatizou o prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social