Aniversário de 21 anos do Parque Cinturão Verde marca abertura da Trilha do Arboreto

Publicado: 29/04/2021

Na oportunidade, o prefeito Marco Franzato, acompanhado pela secretária da pasta, Daniella Parreiras, plantou uma muda de Peroba Rosa, árvore símbolo do Parque

Composto por 623 hectares de Mata Atlântica, que abrigam milhares de árvores e centenas de espécies de animais silvestres, o Parque Cinturão Verde completou, nessa quarta-feira (28), 21 anos de existência como patrimônio municipal protegido por lei. Para celebrar a ocasião, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), programou uma série de atividades que teve início com a abertura oficial da Trilha do Arboreto, localizada ao lado da Biblioteca Ecológica.

O sonho de criar o Parque teve início em 1987. O primeiro lote de terra para viabilizar a reserva foi doado em 1993, formando o módulo Mandhuy. E no início do ano 2000, houve a efetiva doação de uma área maior pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP). Com essa doação, foi criado o Conselho Municipal do Meio Ambiente, no dia 28 de abril. E assim essa data ficou marcada, e se iniciou os reflorestamentos, os cuidados manutenção e o recebimento do ICMS Ecológico. Aberta oficialmente para visita da população, a Trilha do Arboreto conta um mirante e uma pista de aproximadamente 455 metros. “Este é um patrimônio da nossa cidade, e deve ser preservado por todos. Somos abençoados por contar com tamanha riqueza”, ressaltou a secretária da SEMMA, Daniella Parreiras.

Na oportunidade, o prefeito Marco Franzato, acompanhado pelo vice, João Alexandre, e pela secretária da pasta, fizeram o plantio de unidades de Peroba Rosa, árvore símbolo do Parque. “Cianorte tem quatro vezes mais área verde por habitante do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Contar com esta riqueza é um privilégio indescritível. Por isso, estamos muito felizes por comemorar mais um ano de sua existência, que desejamos ser eterna ”, comentou o prefeito. A ocasião também contou com a presença de secretários, chefes de divisão e demais servidores.

As visitas na Trilha do Arboreto serão feitas mediante agendamento prévio pelo Whatsapp (44) 99145-8630, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Os visitantes irão receber senhas e há opção de quatro horários disponíveis a cada dia. Lembrando que a trilha tem aproximadamente 900 metros ida e volta, e o percurso poderá ser feito em 60 minutos.

Algumas medidas foram tomadas levando em conta a situação de emergência de saúde pública decorrente da Covid-19. Para que não haja aglomeração de pessoas, mesmo sendo um ambiente aberto, é preciso manter o distanciamento social e os cuidados. Por conta disso, não será permitida a entrada de pessoas sem uso de máscaras; não será permitido o consumo de alimentos na trilha; não é permitida a entrada de menores de 12 anos sem responsável maior de idade; uso obrigatório de repelente e calçado fechado.

PROGRAMAÇÃO

29/04 a 30/04, das 8 às 17 horas – Plantio de 1500 árvores no Parque Cinturão Verde com a equipe da brigada florestal. Módulos: Fantasminha, Corujinha, Perobas, Mandhui e Cristalino

29/04 a 28/05 – Concurso de desenhos para compor o Calendário do Parque Cinturão Verde no ano de 2022, aberto a toda rede de ensino do Município. Regulamento no site da Prefeitura. Prazo para envio dos desenhos: 28 de maio de 2021

29/04, 30/04, 04/05, 05/05, 06/05, 07/05 e 08/05 – Trilha do Arboreto aberta a visitantes, com capacidade diária de 40 pessoas. Doação de uma muda de árvore para cada visitante, na avenida Furquim de Castro, ao lado da Biblioteca Ecológica.

1º Horário 8h30

2º Horário 10h