Audiência Pública promove debate sobre a instalação do IFPR em Cianorte

 

Publicado em: 10/12/2024 16:29 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

Na tarde dessa segunda-feira (09), na Câmara Municipal, autoridades e comunidade reuniram-se em audiência pública para tratar da instalação do novo campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Cianorte. Os presentes puderam expressar as suas necessidades e anseios em relação à atuação da instituição na região, bem como saber mais sobre os trâmites a serem cumpridos até o início das aulas.

“Temos na Amenorte mais de 163 mil habitantes que serão impactados positivamente pelo IFPR, uma vez que nossos jovens terão um ensino de qualidade, gratuito, que os ajudará a se colocar no mercado de trabalho. Da nossa parte, contem com o total empenho das equipes para agilizar a implementação”, afirmou o prefeito, Marco Franzato, ao dar as boas-vindas.

“Com a presença do instituto, os estudantes terão acesso a uma variedade de cursos técnicos, tecnológicos e de graduação, ampliando suas perspectivas de crescimento profissional e contribuindo para a qualificação da mão de obra local. Isso representa desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e econômico para toda a sociedade”, defendeu o deputado federal, Zeca Dirceu.

“Em reunião realizada entre representantes da sociedade civil organizada, foi elaborada a proposta de que a escolha dos cursos a serem implantados tenha como base os eixos de Controle e Processos Industriais; Produção Industrial; Informação e Comunicação; e de Produção Alimentícia. Essa indicação levou em conta análise das atividades instaladas, bem como daquelas que deverão apresentar crescimento escalável doravante e ainda não foram contemplas pela oferta de outros estabelecimentos de ensino”, explicou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

Conforme o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, José Barbosa, o terreno doado pelo município, localizado na Rua Manuel Bandeira, Residencial Belas Artes, está em fase de documentação. “O IFPR solicitou à Prefeitura serviços de limpeza, terraplanagem e levantamento topográfico para que possa ser iniciada a licitação da construção já no começo de 2025. O projeto prevê um bloco didático-administrativo, com refeitório, de 3 mil metros quadrados. Serão R$ 25 milhões em investimentos, sendo R$ 15 milhões na obra e o restante em equipamentos, laboratórios, entre outras questões de infraestrutura. A estimativa é que a construção seja concluída em um prazo de 18 meses”, revelou.

Conforme o estudo para a criação do campus cianortense, a unidade deverá contar com 70 docentes e 45 técnicos administrativos, podendo atender até 400 alunos. Enquanto o prédio não é construído, o IFPR pretende dar início às atividades, em 2026, em estrutura cedida pelo município. Estuda-se a possibilidade de ser implantado na Escola Municipal Lidia Usuy Ohi ou na nova escola em conclusão, no Parque das Nações, que deverá compartilhar salas de aulas, ginásios de esportes, entre outros espaços.

“Aguardamos o anúncio do Ministério da Educação sobre quantas vagas serão ofertadas em Cianorte. A partir dessa informação, será feita a escolha dos cursos. Como vamos iniciar as aulas antes de ter a sede construída, daremos prioridade àqueles de curta duração ou a distância, inicialmente. Depois, ampliaremos a oferta. Estamos felizes por ter a oportunidade de proporcionar aos jovens de Cianorte uma educação de qualidade, tão almejada por tantos municípios”, ressaltou o reitor, Dr. Adriano Willian da Silva.