Uma iniciativa do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) vem proporcionando benefícios aos adolescentes assistidos pelo órgão. Trata-se da oficina terapêutica de horta, instalada em um espaço externo da própria instituição. A ação já está em sua segunda edição e é realizada por dois diferentes grupos.
Os jovens participam de todos os cuidados necessários para o cultivo, desde o preparo da terra, plantio das mudas e sementes, regagem e, por fim, a colheita. A atividade não possui fins lucrativos e os adolescentes levam para casa as hortaliças e verduras produzidas.
“Por meio da interação, os integrantes do projeto vão desenvolvendo um cuidado coletivo, empatia, cooperação e, ainda, fortalecem os vínculos sociais. Eles aprendem a ter responsabilidade com a natureza, com o próximo e consigo mesmo”, ressaltou a chefe da Divisão de Saúde Mental, Amanda Santiago Leão.
“Além disso, a oficina terapêutica com a horta auxilia no desenvolvimento cognitivo e emocional. O contato direto com a natureza e com a terra contribui na redução de sintomas ansiosos e depressivos, no exercício da paciência, das habilidades sociais na convivência com o grupo, na atenção e na coordenação motora”, completou a psicóloga, Juliana Rampim, que coordena a iniciativa, junto ao servidor, Mário Bassos Endrice.