Os proprietários de animais de produção de qualquer espécie devem estar atentos ao prazo da Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024, que tem início nesta quarta-feira (1º) e se estenderá até 30 de junho. A medida é obrigatória e os que não a efetuarem ficarão impedidos de obter a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento necessário para a movimentação entre propriedades e para abate em frigoríficos.
A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) enfatiza que a declaração é uma medida de segurança, que visa a rastreabilidade e sanidade dos rebanhos paranaenses, garantindo agilidade para ações efetivas em casos de suspeita de doenças nos animais. Por isso, a emissão da GTA só será autorizada após a comprovação de todas as espécies presentes na propriedade, incluindo bovinos, búfalos, equinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, entre outros.
Os produtores têm a opção de realizar a atualização on-line, através do aplicativo Paraná Agro ou do site da Adapar (https://www.adapar.pr.gov.br/). O acesso ao sistema está disponível diretamente através do link www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho. É preciso ter o CPF cadastrado para realizar a declaração. Caso seja necessário ajustar informações na inscrição inicial, como correção de e-mail, o telefone para contato é (41) 3200-5007
Já presencialmente, em Cianorte, o atendimento ocorre na Unidade Local da Adapar, localizada na Rua Tiradentes, 67, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30; assim como no Sindicato Rural, com sede na Avenida Arthur Thomas, 358, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.
De acordo com a Gerência de Saúde Animal, o Paraná possui 155 mil propriedades e 192 mil explorações pecuárias, com as principais espécies totalizando aproximadamente 8,6 milhões de bovinos, 7 milhões de suínos, 20 mil aviários, 240 mil equídeos, além de outros animais.