Marcado por um grande volume de ofertas, o mês de novembro costuma movimentar as vendas em decorrência da Black Friday que, em 2022, acontece nesta sexta-feira (25). Diante de tantas promoções e descontos, o Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Cianorte presta orientações para evitar que os consumidores caiam em ciladas. Confira:
1 – Cuidado com a propaganda enganosa e a “maquiagem de preços”: popularmente conhecida como “metade do dobro”, essa prática abusiva ocorre quando os comerciantes elevam o valor dos itens na véspera da Black Friday para simular um possível desconto na data. Portanto, acompanhe o preço do produto para ter certeza de que realmente o valor baixou.
2 – Planeje e liste os produtos que precisa ou deseja, pesquisando os preços em lojas on-line e físicas, identificando as melhores ofertas e conferindo os descontos. Você vai encontrar diferenças e economizar.
3 – Cuidado com a tentação da “oportunidade única”. O comércio eventualmente realiza liquidações, principalmente, após as festas de fim de ano. Assim, se não puder gastar na Black Friday, aguarde.
4 – Se planeje na hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro na mão, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à vista.
5 – Solicite todas as informações sobre o produto e, se for comprar a prazo, se informe dos juros incidentes e do valor final que pagará.
6 – Verificando qualquer defeito após a compra, vale lembrar que os itens adquiridos em liquidações e peças de mostruário têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei. Sendo possível reclamar, em até 30 dias, de problemas aparentes em produtos não duráveis e, em 90 dias, para itens duráveis, contados a partir da verificação do dano.
7 – Tome cuidado com links recebidos de redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mail. Você pode cair num site falso e levar um enorme prejuízo.
8 – Exija e guarde a nota fiscal. Esse documento vai te permitir reclamar caso dê algum problema.
“Esperamos que os cianortenses aproveitem a ocasião e façam bons negócios, com segurança e transparência. Para qualquer eventualidade em que o consumidor se sinta lesado, o Procon está disponível para orientações e apurações de denúncias, na Avenida Furquim de Castro, 503, por meio dos telefones 3629-3022 ou 99142-6782, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30”, destaca o chefe, William Martnez Batista.