No último sábado (02), a Prefeitura deu inícios às festividades alusivas ao 69º aniversário de Cianorte, com a premiação do concurso “Cianorte 2053 desenhado pelas mãos do futuro”, uma iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Educação, com o apoio da de Cultura, do Núcleo de Tecnologia de Cianorte (NUTEC) e da ACIC. O projeto foi desenvolvido para estimular a formação crítica das crianças, com o incentivo a mostrar a percepção do futuro para a cidade, do qual participaram alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino.
Os estudantes foram divididos em duas categorias: a primeira com os dos 1ºs ao 3ºs anos, que produziram um desenho livre representando a cidade em 2053. Já a segunda, os matriculados nos 4ºs e 5ºs anos que, além da ilustração, criaram uma frase descritiva. Ao todo, 90 crianças participaram e receberam medalhas. Os três primeiros colocados, em cada categoria, foram contemplados com um smartphone (1º), uma bicicleta (2º) e um kit gamer (3º), junto aos professores, sendo, na primeira: Ana Clara Alves Gonçalves; Lídia Tedardi e Luiz Augusto Vieira Sanchez. Ja na segunda: Anna Beatriz Alvez de Oliveira, Sofia Barbosa e Ian Miguel Coelho Franisqueti.
“Esse é um projeto do coração do prefeito e enfatiza o futuro pelos olhos de quem será o futuro. O principal objetivo é visualizar como as crianças imaginam a cidade com 100 anos. Quais as novidades, os investimentos, as mudanças que eles projetaram e que contribuirão para construção de uma Cianorte melhor”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Larissa Biggi Polli, junto a secretária de Educação, professora Kelly Cristina Werdenberg Rodrigues. “Uma abertura digna para o aniversário da cidade, falando sobre o futuro e valorizando as crianças e nossos artistas”, destacou o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Pedrão, acompanhado pelos vereadores Afonso Lima e Márcia Pereira.
Segundo o prefeito, essa ideia surgiu a partir do plano de desenvolvimento da cidade. “Em 2053, o município completa seu centenário e precisamos, desde já, pensar em como estará a cidade. O trabalho deve ser de parceira para prospectar o crescimento. As crianças têm que sonhar e ajudar na transformação, de acordo com o que ilustraram. Agradeço a todos os envolvidos com este concurso, de modo especial as empresas que forneceram os brindes. É Cianorte sendo traçada pelos talentos de hoje e do futuro”, enfatizou Franzato.
O artista plástico Aristeo Piovesan presenteou a ocasião com uma escultura em ferro de um jovem que segura uma cápsula do tempo que guardará até 2053 os desenhos dos estudantes. Em homenagem ao momento, a obra foi batizada como “O futuro de Cianorte desenhado pelas crianças”. Os guardiões da cápsula são os alunos participantes e netos do artesão, que ficaram responsáveis por abri-la no ano estipulado. A solenidade foi abrilhantada pelo Coral e Orquestra Das Alte Erbe e pela leitura da carta escrita pela historiadora Izaura Aparecida Tomaroli Varella, ocupante da cadeira nº 01 da Academia de Letras de Cianorte. A premiação também contou com a presença dos presidentes da ACIC, Onesiforo Cândido, e da NUTEC, Alessandro Pancotte.
A programação do Cianorte Festival 69 anos segue até o dia 29 de julho, com a exposição de parte do acervo histórico do município, na Prefeitura, de 04 a 29 de julho. Nos dias 09 e 10 têm o evento “Relíquias: de volta às origens”, no Novo Centro, com o 7º Encontro de Reliqueiros, shows de rock, Feira Criativa e Sabor Solidário. Entre os dias 15 e 17, será o “Agro: a força do campo”, com a Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM), shows sertanejos, Festival Gastronômico e Vila do Sabor. O tradicional desfile cívico-militar, no dia 26, em frente ao Paço Municipal, às 10h. O parque de diversões funcionará de 15 a 26 e, para finalizar, de 23 a 26 de julho, o roteiro “Pop: pra galera curtir” contará com shows de renome nacional, como João Carreiro, Munhoz e Mariano, Lauana Prado, Fernandinho, Bruno e Marrone e o infantil Mundo Bita.