Município concorre na categoria “Desburocratização” e resultado será divulgado em junho
O trabalho realizado pelo prefeito Marco Franzato junto à Casa do Empreendedor para simplificar procedimentos e eliminar exigências desnecessárias no processo de formalização de empresas e licença de funcionamento está entre os finalistas da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE). Cianorte, em companhia de Guaíra e Cascavel, concorre ao primeiro lugar na categoria “Desburocratização”. Resultado será divulgado em junho.
Na última quinta-feira (07), representantes do Sebrae estiveram no município para realizar uma visita técnica avaliadora. A comitiva foi recebida pelo prefeito e equipe das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Finanças (Divisão de Receitas Diversas) e Saúde (Vigilância Sanitária).
“Este tipo de iniciativa, que valoriza a gestão municipal, traz entusiasmo para nós prefeitos estarmos sempre buscando inovação e saídas para encorajar e motivar o empreendedor, oferecendo condições para a competitividade dos pequenos negócios e contribuindo de forma efetiva para o crescimento econômico e social do município”, enalteceu Franzato.
Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Larissa Meneguello Biggi Polli, “desde o início da gestão, temos buscado simplificar a vida do empreendedor. Entre as ações mais significativas realizadas neste contexto, temos a atualização da legislação municipal e a adequação dos processos”.
Os principais avanços foram a instituição dos Direitos de Liberdade Econômica e regulamentação da classificação de risco das atividades econômicas para fins de Licenciamento Municipal (Lei Complementar nº 142/2021) e a revisão da lei para obtenção de alvará e licença de localização e funcionamento (Lei Complementar nº 140/2021). “Agradeço a todas as secretarias envolvidas nestes processos. O empenho de todos foi fundamental para o resultado alcançado”, finalizou Larissa.
O PRÊMIO – O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foi criado em 2001 como um instrumento valioso para identificar prefeitos e prefeitas que enxergam nos pequenos negócios aliados para promover o emprego, a renda, a inovação e o desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo.
Nesta XI edição do PSPE, puderam ser inscritos projetos em oito categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores econômicos, Inovação e Sustentabilidade, Cooperação e Governança Regional e Cidade Empreendedora.