Enfrentamento à violência contra a Pessoa Idosa ganha reforços em Cianorte

 

Publicado em: 15/06/2018 00:00

Whatsapp

 

Agentes Comunitários de Saúde receberam treinamento para lidar com o assunto, nessa sexta-feira (15)

A população está ficando cada vez mais velha. Dados apresentados por uma pesquisa realizada entre 2005 e 2015, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o público com mais de 60 anos passou de 9,8% da população nacional, a representar 14,3%. Uma mudança que chama a atenção da sociedade e do Poder Público, que se unem, cada vez mais, para pensar políticas públicas que atendam esse público de modo a garantir mais qualidade de vida nesse período.

Um dos debates que se inserem cada vez mais na agenda pública é o enfrentamento à violência contra o idoso, que, de tão relevante, ganhou até uma data especial em todo o mundo: 15 de junho. Em Cianorte, o dia também não passou despercebido. No município, a Prefeitura reuniu profissionais das Secretarias de Assistência Social (SMAS) e de Saúde para trocarem experiências sobre o assunto e assim formar uma rede de cuidados e prevenção.

Na ocasião, que aconteceu na sede da SMAS, servidores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), apresentaram aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), os serviços, benefícios e programas disponibilizados para a terceira idade, bem como as formas de identificar as violações de direitos e o tratamento ofertado ao idoso.

“O fato de os ACSs estarem frequentemente em contato com esse público, possibilita que eles identifiquem mais facilmente casos de violência física ou psicológica; abuso financeiro, material ou sexual; negligência e abandono e nos encaminhem para o atendimento”, explicou a psicóloga do CREAS, Jaqueline Comar Souza. Segundo ela, situações como essas são frequentes no município. “Em 2017, foram 140 casos e, do início deste ano até maio, já foram 78. O número nos preocupa, já que essas são apenas as situações em que fomos notificados”, completa.      

Imagens