Peça teatral ‘A bruxa está solta’, executada pelo Espaço Sou Arte, agradou o público presente
A peça de teatro “A bruxa está solta”, interpretada pelo Espaço Sou Arte, abriu na noite desta terça-feira (20), a programação da 2ª Festa Literária de Cianorte (FLICIA), que acontece até a sexta-feira (23), no Centro Estadual de Educação Integrada (CEEP). O espetáculo agradou não apenas crianças e adolescentes, mas também os adultos. Eram mais de 800 pessoas no Ginásio de Esportes Tancredo Neves. A trama, que envolveu personagens conhecidos na literatura nacional e internacional, narrou as aventuras de um bruxo atrapalhado em busca de destruir finais felizes de histórias conhecidas.
O pequeno Khaleb, de quatro anos, ficou encantado com a peça, em especial com o aparecimento da chapeuzinho vermelho, que já conhecia, e com os números que utilizaram pernas-de-pau. “Ele acompanhou tudo atentamente, não piscava”, contou o pai, Alsidney Jose Alberti, que pela primeira vez o levou a um evento da FLICIA. O convite veio através da escola. “A apresentação foi interessante e dinâmica em todos os sentidos. Ela narrou histórias que nós escutávamos na infância e que agora nossos filhos estão aprendendo. Adorei”, relatou o pai.
“É uma satisfação muito grande promover um evento como este, ainda mais se levarmos em consideração a dificuldade que outras regiões do país enfrentam neste período para manter, até mesmo, serviços básicos”, disse o prefeito Bongiorno, na abertura do evento, onde esteve acompanhado pela esposa Fátima. “Nos esforçamos para que ações como essas sejam mantidas, porque entendemos que enquanto houver cultura e educação em um município, podemos sonhar com um futuro promissor para as nossas crianças”, enfatizou.
“No ano passado tivemos um retorno muito gratificante. Por conta disso, assim que concluímos a primeira edição iniciamos a organização da segunda. Pretendemos que ela se torne parte do calendário cultural de Cianorte por entender a importância que exerce”, apontou a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa. Para este ano, a FLICIA teve um aumento significativa no número de atrações. “Estão programadas cerca de 50 atividades, além de exposições permanentes. Tenho certeza que todos que comparecerem, independente da idade, irão se encantar pelo que os espera”, complementa a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo.
A vereadora Marcia Pereira, que na ocasião estava acompanhada pelo vereador Victor Hugo Davanço, parabenizou o trabalho desenvolvido pela equipe. “Essa noite está belíssima e tenho certeza que todos os outros dias de evento deverão sair como este, pois observamos o esmero com que a equipe organizadora vem trabalhando. Desejo que todos desfrutem muito desta oportunidade!”, comentou.
PRIMEIRO DIA
Logo pela manhã, na quarta-feira (21), o prefeito Bongiorno, acompanhado da secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, acompanhou algumas das atividades desenvolvidas no primeiro dia em que a FLICIA aconteceu no Centro Estadual de Educação Integrada (CEEP).
PROGRAMAÇÃO
Organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a 2ª Festa Literária de Cianorte (FLICIA), acontece até a sexta-feira (23) e deve receber mais de 15 mil visitantes, como aponta a organização. Nestes dias, durante o horário de funcionamento ao público – das 8h às 11h, 14h às 17h e 19h às 22h – haverá exposições de trabalhos pedagógicos das instituições de ensino do município e venda de materiais literários por empresas, livrarias e editoras. Durante este período, também acontecerão pela manhã, tarde e noite contações de histórias, bem como recepções artísticas realizadas pelo Grupo Sou Arte.
Como atividades especiais programadas, acontece nesta quinta-feira (22), mesa redonda às 19h30 com a participação do mestre em Literatura, Anderson Novello, que abordará “A arte da escutatória: a escuta de si, do outro e do mundo”. Em seguida, às 20h30, ele segue para o stand dos escritores, onde lançará seu livro “A bruxa de batom borrado”. Das 21h às 22h, acontecem em sete salas do local as apresentações dos relatos de experiências pedagógicas, científicas e literárias.
Para encerrar o evento literário, na sexta-feira (23), será realizada às 19h30, a mesa-redonda com a escritora Railda Masson, que em seguida, às 20h30, lança seus livros “Cartas de Evita que Perón não leu” e “Anita.G.com”, no stand do escritor. Das 21h às 22h acontecem, novamente, os relatos de experiências pedagógicas, científicas e literárias, em sete espaços.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Durante todos os dias da Festa Literária, permanecerá em exposição no hall da Escola Técnica a mostra fotográfica “Bacia dos Bichos – um retorno à natureza”, dos fotógrafos Luiz Gonzaga e Sérgio Vercezi. As imagens, capturadas em incursões realizadas durante os anos de 2015 e 2016, na Bacia do Rio Paraná, têm como objetivo documentar a fauna local para, assim, a partir da diversidade exibida, despertar na população cuidados com o meio ambiente. A dupla, na quinta-feira (22), das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, ainda realiza workshops sobre o assunto, em que irá apresentar os desafios da expedição e compartilhar conhecimentos fotográficos.