Bongiorno prestigia Campeonato Paranaense de Handebol de Cadeiras de Rodas

 

Publicado em: 09/05/2016 00:00

Whatsapp

 

1ª etapa da competição, que contou com 118 atletas, aconteceu em Cianorte no último sábado (09)

O prefeito Bongiorno, acompanhado do secretário de Esporte e Lazer, Valter Digiorgio, e da secretária de Bem Estar Social, Claudia Nunes Veloso Marchini, prestigiou no último sábado (09), no Complexo Esportivo da Unipar, a 1ª Etapa do Campeonato Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas (HCR), que reuniu 118 atletas de Cianorte, Toledo, Maringá, São Miguel do Iguaçu, Cascavel e Francisco Beltrão.
A competição foi realizada pelo Projeto Atividades Motoras Adaptadas (AMA), da Unipar, e pela Federação Paranaense de Handebol em Cadeira de Rodas, com o apoio da Prefeitura (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e da Associação dos Deficientes Físicos de Cianorte (Adific).

“Nosso município está orgulhoso por sediar essa disputa tão importante, não só para a modalidade no estado, mas também para nós, o público, que pode estar em contato com o esporte. Aproveito para parabenizar todos vocês, atletas, que nos dão uma lição de vida demonstrando que apesar de possuírem alguma limitação física, não desistem e vão a luta em busca dos seus objetivos”, apontou o prefeito Bongiorno.

“A deficiência que os paratletas possuem não se mostra um obstáculo em nenhum sentido. Pelo contrário, eles demonstram ser ainda mais fortes e determinados para alcançar os objetivos”, disse Carlos Alberto Mendes, da diretoria da Adific. “Hoje, de modo especial, nossa alegria e satisfação é muito grande, pois entendemos que este evento se trata de uma forma de reconhecimento do esforço empenhado por eles durante o período de treino”, completou.

O diretor da Unipar da unidade Cianorte, José Aparecido de Souza, por sua vez, agradeceu aos presentes pelo comparecimento, e à equipe organizadora pelo empenho. “Reforço que a causa primeira da nossa instituição é a responsabilidade social. Todo o apoio e dedicação que empenhamos neste projeto é pensando no bem e na qualidade de vida das pessoas”, salientou.

Os jogos aconteceram nas categorias HCR 4 (amputados) e HCR 7 (lesados medular) com disputas entre times masculinos e femininos. “Pela primeira vez, em todas as suas edições das competições, a categoria HCR 7 contou com competidores de todos os municípios participantes”, comemorou a coordenadora do projeto da Unipar e presidente da Federação Paranaense de HCR, professora Ellen Rodrigues Barbosa Melo.

Ela ainda mencionou que sediar essa etapa do campeonato foi um excelente momento para demonstrar à população o trabalho que existe no município com pessoas com deficiências. “O projeto AMA e o time de HCR em Cianorte tiveram início no ano de 2008 e, desde então, participa das competições estaduais e nacionais, e já teve atletas convocados para a Seleção Brasileira. Como a modalidade foi criada dentro da nossa universidade, isto fez com que muitos alunos que passaram por aqui fizessem especialização na área da educação física adaptada, contribuindo para a divulgação e o crescimento da modalidade. Nosso objetivo é que o HCR seja reconhecido em âmbito paralímpico e, para isso, as competições contribuem significativamente”, contou.

Os resultados desta disputa ainda não são definitivos. O campeonato acontece em três fases e agora tem continuação com a 2ª etapa, que deve acontecer em agosto, em Cascavel. A equipe cianortense segue treinando confiante em continuar obtendo bons resultados.